ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura e Estado se unem para oferecer crédito a famílias

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura prepara moradores dos residenciais MCMV para se tornarem empreendedores

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 06-12-2018 | 11:55:05

Um projeto entre a Prefeitura e o Governo do Estado oferecerá alternativas para a geração de trabalho e renda a moradores dos residenciais faixa um do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ao tornarem-se empreendedores. Crédito facilitado para projetos economicamente viáveis está sendo estudado.  

Fotos: Gustavo Vara

O projeto, que será lançado na próxima segunda-feira às 14h30, no Salão Nobre da Prefeitura, foi tema da reunião entre a prefeita Paula Mascarenhas, o coordenador do Programa Gaúcho de Microcrédito da Secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sdect), Jorge Imperatore, e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal.
A ideia é preparar pessoas para a criação e administração de seus próprios negócios, gerando renda a suas famílias e, eventualmente, criar novas vagas de trabalho. Imperatore explicou que não basta dar crédito às famílias, pois se elas não estiverem organizadas para administrar o recurso recebido e fazerem as empresas progredirem, passam a ter mais um problema, pois não terão como pagar as dívidas decorrentes do negócio. O objetivo é prepará-los para que sejam capazes de criar e manter uma empresa dentro da proposta do Ecossistema Empreendedor, que garante, acesso à capacitação gerencial, orientação para melhora de processos, produtos e serviços, crédito produtivo, e a formas de comercialização.  

Para esta primeira etapa, um terceiro parceiro foi contatado para fazer a capacitação. A Agência de Fomento Social Besouro, que viabilizará a formação de até 40 empreendedores dos residenciais e a incubação de suas empresas. Será um projeto piloto, sem custos para o Município. Paula diz que após a avaliação dos resultados obtidos, o Projeto poderá ser disponibilizado para outros moradores, ou mesmo, com a participação de outros parceiros, ampliado para outros públicos.  

Com a primeira turma da parceria serão beneficiados cinco condomínios – Acácia, Azaleia, Jardins do Obelisco, Haragano e Montevidéo. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, diz que a Secretaria trabalha, permanentemente, no desenvolvimento de ações para qualificar a vida coletiva e familiar dos moradores dos residenciais e busca tornar os condomínios autônomos e possibilitar alternativas de trabalho e renda para as famílias. Em Pelotas, são dez empreendimentos, que beneficiaram 2800 famílias com unidades entregues entre 2011 e 2017.

Após a capacitação, com as empresas montadas, e os empreendedores capacitados para gerenciá-las, poderão ter acesso ao microcrédito, com o apoio do Estado, uma forma menos burocrática de acessar recursos para investir no negócio.

Tags

MCMV, minha casa minha vida, empreendedorismo, microcrédito

Carregando 0%
Carregando 0%