ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Projeto do Pacto pela Paz capacita jovens para o mercado de trabalho

Quinta turma do Start começou esta semana em núcleos no Dunas, Centro e Areal. Outros 90 alunos se formam em novembro

17-10-2019 | 11:47:07

Nesta semana tiveram início as aulas da quinta turma do Projeto Start, do Pacto Pelotas pela Paz, voltado à capacitação de jovens entre 14 e 24 anos para o primeiro emprego. Desta vez, os núcleos são nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Jornalista Deogar Soares e Piratinino de Almeida, e na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Coronel Pedro Osório. Paralelamente, os 90 alunos da quarta turma se preparam para a formatura, em novembro.

Aulas do Start abordam preparação para entrevistas e currículos

Projeto Start dá início à capacitação da quarta turma

Na manhã desta quinta-feira (17), os estudantes da Coronel Pedro Osório começaram a explorar o mundo do trabalho. Em uma conversa descontraída e franca, foram apresentados à metodologia do Start pelo coordenador do projeto, Pablo Salomão, responsável também pela captação de vagas – em cursos, oficinas e Jovem Aprendiz - do Banco de Oportunidades para jovens em vulnerabilidade. Esta é mais uma ação da Prefeitura, dentro do Pacto pela Paz, para prevenir a violência e construir ambientes mais saudáveis para a juventude.

“O Start é o reflexo de uma empresa”, enfatizou Salomão. Através de experiência práticas, que buscam tirar os alunos da zona de conforto, o curso qualifica todos os interessados em se capacitar e ingressar no mercado. Divididas em seis módulos, as aulas gratuitas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.

Fotos: Igor Sobral

Protagonismo

Enquanto os jovens do Dunas, Areal e Centro começam a caminhada de dois meses dentro do Projeto Start, outros 90 alunos do Espaço de Referência para a Juventude, no Navegantes, da EMEF Antônio Ronna, na Vila Princesa, e do Colégio Municipal Pelotense participam dos últimos encontros. A formatura já está marcada para o próximo mês e, na reta final, o enfoque é no espírito de liderança.

Diferentemente das turmas anteriores, desta vez o Start trocou a ação social do último módulo pelo protagonismo juvenil, por meio de duas atividades: a realização de eleições para representantes do projeto dentro dos educandários, e a criação de um produto ou serviço inovador que deve ser apresentado e “vendido” aos demais.

Start

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que até agora captou mais de 1.100 vagas. O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego.

As aulas contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto. O projeto já formou 230 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano e Centro, em três turmas.

pacto pelotas pela paz, projeto start, mercado de trabalho, emprego