ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Rótula da avenida 25 de Julho está com obras em andamento

Nova estrutura organizará o fluxo de trânsito no entroncamento com a rua João Jacob Bainy

Por Tânia Magalhães 19-03-2024 | 17:36:39

A construção da rótula da avenida 25 de Julho com a rua João Jacob Bainy está em pleno andamento. A nova estrutura terá as alças da rotatória e o recapeamento da pista existente com asfalto, passeio público em concreto, paisagismo, sinalização horizontal e vertical, meios-fios, drenagem e iluminação em LED. O investimento é de R$ 345 mil, com fonte de recursos no governo do Estado, por intermédio da Metroplan, com emenda parlamentar do ex-deputado estadual Luiz Henrique Viana.

Estrutura é meio de organização do fluxo de veículos - Fotos: Ascom

A Prefeitura é responsável pela execução do projeto e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), pela fiscalização das obras, que estão a cargo da empresa Encopav Engenharia Ltda. No mesmo contrato, consta a requalificação da avenida Francisco Caruccio, em andamento, totalizando o investimento de R$ 4,1 milhões.

“A construção da rótula da avenida 25 de Julho com a rua João Jacob Bainy, numa área de intervenções de 1.862,50 metros quadrados, vem para ordenar o fluxo de trânsito no entroncamento. No local, registra-se intenso volume de tráfego, desde pedestres, veículos leves, motos e bicicletas, até de cargas e transporte coletivo. Com a rótula, o movimento será disciplinado, evitando embaraços e até mesmo acidentes. Trata-se de organização da mobilidade e de garantia de segurança a quem utiliza o trajeto”, salienta o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, destaca a importância das rotatórias na malha viária. “As rótulas são estruturas relevantes na organização do fluxo de trânsito. A da 25 de Julho com João Jacob Bainy cumprirá importante papel no entroncamento e, somada à sinalização adequada de advertência e obrigatoriedade, servirá para prevenir e evitar acidentes.”

Opiniões da vizinhança

Proprietária de escola diz que rótula vem para melhorar - Foto: Ascom

Iasodara Nunes é proprietária de uma Escola de Educação Infantil localizada na avenida 25 de Julho nas proximidades da nova rótula. Seu estabelecimento conta com alunos do berçário ao Pré II – de zero a seis anos – e, em relação a crianças, toda a atenção é pouca. “Aqui, tem muito movimento. A rótula vai otimizar o fluxo dos veículos. Tudo que vem para melhorar merece apoio”, comentou, aprovando a obra em andamento.

Beloni afirma que no trânsito tem que haver respeito - Fotos: Ascom

Beloni Corrêa Lopes, morador na entrada para a Barragem, passa pela avenida 25 de Julho de carro, a pé ou de bicicleta com bastante frequência. “A cidade vem crescendo muito e a estrutura tem que acompanhar esse ritmo. A rótula chega para beneficiar o trânsito, para que cada um tenha seus direitos. No entanto, o respeito deve prevalecer, para evitar acidentes, prejuízos e perdas. Há muitas campanhas que pedem respeito no trânsito, mas mais um lembrete sempre é bom. É preciso dar exemplo”, afirmou, concordando com a importância da nova rótula.

Tags

rótula, avenida 25 de julho, rua joão jacob bainy

Carregando 0%
Carregando 0%