ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Ssui retira 85 caçambas de entulhos da fábrica de papel

Agentes da SMS identificaram 33 focos de Aedes em 11 bairros esse ano

Por Joice Lima 16-05-2018 | 18:07:12

      Segue a força-tarefa para limpeza da antiga fábrica de papel – local considerado com alto potencial de criadouros de Aedes, devido ao acúmulo de material reciclável e lixo. Em oito dias de limpeza, equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) retirou 85 caçambas de entulhos, sendo sete cargas nesta quarta-feira (16). 

      Depois de serem vaporizadas com produto de Ultrabaixo Volume (UBV), que mata mosquitos adultos, as cargas são transportadas à Estação de Transbordo do Sanep. Faz dois dias que a Secretaria de Saúde (SMS) não identifica um novo foco de Aedes em Pelotas. O último foi encontrado na segunda-feira (14), em um Ponto Estratégico (PE) nas Três Vendas.   

      Desde o início do ano, foram identificados 33 focos em 11 bairros diferentes (veja quadro completo), entre Aedes aegypti e Aedes albopictus (menos ofensivo). A SMS informa que os agentes continuam coletando larvas e pupas durante as visitas às residências e, felizmente, não foi confirmado mais nenhum caso de Aedes.

      Para reduzir os riscos, a Prefeitura alerta os moradores de todo o Município para que se certifiquem de que não há locais com água parada em suas residências e pátios para, assim, eliminar possíveis criadouros dos vetores transmissores da dengue, chicungunya, zika e febre amarela.

      A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) orienta os motoristas para que fechem os vidros dos veículos ao transitar pela área próxima à antiga fábrica de papel – nas ruas Manduca Rodrigues, Uruguai, Gomes Carneiro, Três de Maio, General Telles, Dom Pedro II ou quaisquer outras nos arredores do Guanabara.

      A STT também alterou o trajeto dos coletivos que circulam por aquela zona e solicitou às empresas para que não deixem ônibus estacionados naquela área. Caminhões-baú que costumavam ficar estacionados por ali recebem a mesma orientação.  

Tags

aedes, limpeza urbana, saúde pública, vigilância em saúde

Carregando 0%
Carregando 0%