Minha Casa Não é Reinado integra as atividades do projeto Semeando a Paz, Vivendo as Diferenças
06-09-2018 | 17:39:15
Inspiradas pelos resultados conquistados até agora com o programa ACT – Criando Crianças Seguras, as coordenadoras pedagógicas Jaqueline Manske e Elaine Matias, e a orientadora educacional Olga Santos, começaram, no início deste mês, a desenvolver a atividade Minha Casa Não é Reinado nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Vinícius de Morais e Ivanir Dias.
O objetivo é promover conversas com a comunidade escolar sobre a imposição de limites e regras, que podem facilitar o relacionamento familiar e melhorar o comportamento dos alunos.
Os primeiros a participarem da atividade foram as equipes de educadores e auxiliares das escolas. No encontro, as facilitadoras esclareceram a importância de entender que os responsáveis pela educação das crianças são os pais, e que manter uma rotina, proporcionar brincadeiras nos momentos certos, falar com calma e aprender a ouvir o que o aluno tem a dizer são ações necessárias para o desenvolvimento infantil.
Com o foco em estimular a construção da paz no ambiente das escolas, essa ação integra o projeto Semeando a Paz, Vivendo as Diferenças, apresentado pelas escolas à Secretaria de Educação e Desporto (Smed), com ações programadas para o ano letivo de 2018 e inseridas no contexto do Pacto Pelotas pela Paz.
Palestras fazem parte das atividades, com assuntos determinados pela comunidade escolar. Conforme a coordenadora pedagógica Jaqueline, o próximo encontro deverá tratar sobre os tipos de síndrome que atingem as crianças e maneiras de lidar com elas.