ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Bombeiros Mirins aprendem sobre preservação ambiental

Aula no Parque da Baronesa destacou a importância de proteger o meio ambiente

07-10-2018 | 09:01:30

      Espécies de aranhas, cobras, escorpiões e outros animais peçonhentos aguçaram a curiosidade e o anseio por conhecimento dos alunos do ‘Bombeiro Mirim’, na manhã deste sábado (6), no Parque da Baronesa. A aula sobre preservação ambiental é uma das previstas no cronograma do projeto que, desde julho, capacita 30 crianças do município sobre prevenção de acidentes, incêndios e afogamentos, além de primeiros socorros, riscos na internet e segurança no trânsito. A atividade é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) e integra as ações do Pacto Pelotas pela Paz.

Fotos: Gustavo Mansur 

      Todos os olhares estavam atentos às explicações do biólogo Fabrício da Silva, coordenador do projeto Animais Peçonhentos e professor do Colégio Gonzaga. As informações buscaram esclarecer a relevância destes animais à preservação do ecossistema e ao funcionamento da cadeia alimentar, já que, muitas vezes, estas espécies são lembradas apenas pelo perigo que oferecem.

“Meu objetivo é mostrar que eles não são vilões. São, sim, muito perigosos, mas também responsáveis pelo controle de roedores e insetos. Acabando com eles, teremos um problema gigante de saúde pública. Algumas espécies de aranhas chegam a comer cinco mil carrapatos por ano, por exemplo. É uma reação em cadeia... Matar estes animais implica em pagar um preço caro logo adiante”, explicou o biólogo. 

      A conservação dos animais silvestres empalhados chamou a atenção de Maria Luiza, de 11 anos, que tem a carreira de bombeiro como meta para o futuro. “Aprendi como é importante que eles não sejam mortos. As pessoas só veem o lado ruim, mas eles existem para nos ajudar também”, disse a estudante da escola estadual Doutor Francisco Simões. 

Futuro

      A menina é uma das 30 crianças pelotenses que serão formadas como bombeiros mirins – sendo 20 da rede municipal de ensino e dez da estadual. Todos os alunos, que têm entre 10 e 12 anos, receberam uniformes, material didático e de higiene pessoal, além de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Coordenadora do projeto, a bombeira Thaiane Schneider conta que o grupo tem atendido às expectativas e já planeja uma segunda turma para 2019.

“O desempenho tem sido muito satisfatório e é possível notar uma mudança no comportamento deles, principalmente, em relação à disciplina. Esse retorno positivo também ouvimos dos pais, dos professores e dos próprios alunos”, disse Thaiane.

      A um mês de encerrar as atividades, os estudantes já vivenciaram experiências importantes. Entre elas, a participação no Desfile Farroupilha, no Dia da Independência e na entrega de bens ao Corpo de Bombeiros nesta semana – como dois caminhões revitalizados e equipamentos de ação contra incêndio e resgate. Na ocasião, conheceram o comandante-geral do CBMRS, o coronel Cleber Valinodo Pereira, que fez questão de conhecer o grupo e elogiar o resultado do trabalho em Pelotas.

Desfile do Dia da Independência contou com a participação do grupo. Foto: Gustavo Vara/arquivo

      No próximo sábado (13), os 16 meninos e 14 meninas das escolas Jeremias Froes, Carlos Laquintinie, Joaquim Assumpção e Doutor Francisco Simões terão aula sobre primeiros socorros. Uma formatura para marcar a conclusão da primeira turma do ‘Bombeiro Mirim’ está prevista para o fim do ano.  

      Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura

Tags

bombeiro mirim, pacto pelotas pela paz, preservação ambiental, animais peçonhentos

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%