ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Cada Jovem Conta avalia atividades da rede de assistência

Reunião entre coordenadores dos dez Comitês Territoriais enfocou a proteção através da frequência escolar

06-07-2018 | 12:38:36

      O andamento do trabalho de proteção desenvolvido pela rede de apoio do Cada Jovem Conta, parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, foi avaliado em reunião realizada na Secretaria de Cultura (Secult), na manhã desta sexta-feira (6). Representantes dos dez Comitês Territoriais onde o programa está ativo puderam trocar experiências e tirar dúvidas.

Fotos: Gustavo Mansur

      A secretária de Saúde (SMS) e coordenadora do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), Ana Costa, abriu a conversa explicando aos presentes um pouco sobre os demais projetos desenvolvidos dentro do Pacto, com enfoque especial sobre o Infância Protegida e Justiça Restaurativa.

“O eixo de Prevenção é muito forte, mas precisamos que a rede abrace a ideia, para assim pensar como melhor atingir nosso objetivo: trabalhar o futuro. Com todas as iniciativas que vêm sendo realizadas, nós não estamos enxugando gelo”, afirmou a secretária.

      A responsável pelo Cada Jovem Conta, Aline Crochemore, apresentou os indicadores de monitoramento do mês de maio, destacando a importância da frequência escolar na efetividade do controle das ações conjuntas das secretarias de Assistência Social (SAS), Educação e Desporto (Smed) e SMS. Estar na escola é essencial para a proteção contra a criminalidade.

“Temos que consolidar o processo inicial para avançar a novos territórios. Com os indicadores, avaliamos o que está dando certo e onde estão as dificuldades”, explicou Aline.

      Nos dez Comitês Territoriais – que compreendem Dunas, Areal, Getúlio Vargas, Loteamento Osório, Pestano, Navegantes, Obelisco, Laranjal, Colônia de Pescadores Z3 e Sítio Floresta –, 228 jovens já foram incluídos no programa e 163 casos estão sendo acompanhados por 25 escolas, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quatro Centros de Referência de Assistência Social Areal (Cras) e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Quanto ao Banco de Oportunidades, ligado ao Cada Jovem Conta, mais de 300 vagas em Jovem Aprendiz, cursos profissionalizantes, oficinas culturais e no esporte foram captadas.

O programa

O objetivo do Cada Jovem Conta é identificar estudantes em risco de evadir da sala de aula e ligados a situações de risco para a violência. Os Comitês Territoriais são áreas de atendimento integrado da rede de proteção, que mobiliza esforços conjuntos de escolas, UBSs, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Redução de Danos e serviços de Cras e Creas daquela região para identificar alunos ligados a fatores de risco e vulnerabilidade para a violência. Os casos captados nos educandários são discutidos pelo grupo multidisciplinar que determina os encaminhamentos necessários para ajudar aquele estudante a se distanciar de situações de conflito.

Tags

cada jovem conta, pacto pelotas pela paz, prevenção social

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%