ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Cada Jovem Conta encerra 2018 com melhora na conduta e frequência de alunos

Em quase um ano e meio de atividades, 165 reuniões foram realizadas e 235 crianças e adolescentes passaram por acompanhamento

18-12-2018 | 14:16:49

Às vésperas de completar um ano e meio, o Cada Jovem Conta, estratégia mais antiga de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, encerra 2018 com resultados impressionantes: na média do acumulado dos últimos cinco meses, 86% dos adolescentes acompanhados tiverem melhora na conduta e 58% na frequência escolar. Os dados foram apresentados no encontro de encerramento das atividades deste ano, que ocorreu na manhã desta terça-feira (18), no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença dos servidores da saúde, educação e assistência social que compõem a rede de proteção.

Fotos: Marcel Ávila

 Dentro deste esforço intersetorial realizou-se 165 reuniões no período, discutindo os casos de até 235 crianças e jovens em vulnerabilidade social e risco para a violência. Aproximadamente, 1.200 familiares acabaram envolvidos nos atendimentos, o que mostra a complexidade por trás dos resultados conquistados, principalmente quando se leva em consideração o fato de os menores acompanhados não saberem que integram o Cada Jovem Conta.   

“No eixo de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, tudo começou com o Cada Jovem Conta. Na primeira reunião de que participei, fiquei impressionada que a história e a família de um mesmo aluno já eram conhecidas por toda rede, na escola, na UBS e no Cras. Essa atuação conjunta que foi estabelecida é importante para que os servidores compartilhem informações, dificuldades, conhecimentos e soluções”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas durante o evento.

A chefe do executivo também destacou a dedicação dos servidores públicos dentro do programa, ao mostrar dedicação, respeito e sensibilidade nas diversas situações de risco que se apresentam. “Fico feliz, como cidadã, de ter a oportunidade de conhecer tantos servidores talentosos. O que vocês estão fazendo é salvar vidas. Não há nada mais transformador do que formar jovens capazes de enfrentar o mundo”, parabenizou Paula.

Apesar do trabalho árduo e das dificuldades enfrentadas na construção do trabalho integrado, o futuro do Cada Jovem Conta já tem os próximos passos encaminhados. Em 2019 ele deve ser ampliado para novas áreas, como o Fragata e a Vila Castilho, e 30 vagas em Jovem Aprendiz deverão ser abertas na Prefeitura, contou a coordenadora do programa, Aline Crochemore.

“Esse plano único de atendimento viabilizou o que sempre se sonhou fazer: um trabalho em conjunto, com um olhar mais acolhedor”, disse.

Durante o encontro, os profissionais envolvidos no Cada Jovem Conta receberam um certificado de participação e uma ecobag com material informativo do Pacto Pelotas pela Paz. 

Acompanharam o reconhecimento dos servidores o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Saúde, Ana Costa, Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, Governo, Clotilde Victória, Educação e Desporto, Artur Corrêa, e Cultura, Giorgio Ronna; o assessor especial do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto; a coordenadora das Cipaves da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, Doris Noronha; e a consultora do Instituto Cidade Segura, Tâmara Soares.
  

Cada Jovem Conta

O objetivo do Cada Jovem Conta é identificar estudantes em perigo de evadir a escola e ligados a situações de risco para a violência. A metodologia começou a ser desenvolvida em setembro de 2017 e envolve 23 educandários municipais e estaduais, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quatro Centros de Referência de Assistência Social Areal (Cras) e suporte extra do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além de uma equipe volante da SAS e o Conselho Tutelar. O caso de cada adolescente é monitorado nessas três áreas, e pode integrar até mesmo todas simultaneamente, na solução de problemas que afetem o desenvolvimento do adolescente e o convívio familiar

Em pouco mais de um ano de atuação, o programa acompanha 197 adolescentes que vêm mostrando evolução em dois quesitos analisados, superando as expectativas iniciais: até o mês de outubro, 61% dos alunos tiveram aumento na frequência escolar e 93% melhora na conduta. Cerca de 40 jovens já puderam ser desligados do programa, devido à diminuição dos fatores de risco, mas continuam com aporte da rede, sendo referenciados a uma área determinada.

O programa encontra-se espalhado por dez Comitês Territoriais, que abrangem Bom Jesus/Dunas, Areal, Getúlio Vargas, Centro, Pestano, Navegantes, Obelisco, Laranjal, Colônia Z3 e Sítio Floresta. Os locais são escolhidos para sediar a iniciativa a partir da análise da maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), georreferenciados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública.
 

“A função mais importante do Poder Público é proteger as pessoas. Nossa responsabilidade é melhorar a segurança pública, especialmente nas atividades de prevenção à violência”, resumiu a prefeita.


  

Tags

pacto pelotas pela paz, cada jovem conta, prevenção

Carregando 0%
Carregando 0%