
Carreta da Saúde terá orientação da SMS
Pelo menos um servidor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanhará os atendimentos prestados, na área da saúde da mulher, às pacientes previamente agendadas pelo Ministério, que receberão serviços de prevenção ao câncer de mama, ao colo de útero ou em relação a sagramentos vaginais, na Carreta da Saúde, inserida na programação do Outubro Rosa em Pelotas, que deverá chegar ao município na quinta-feira (23) e começar os processos de consultas e exames na sexta-feira (24).
De acordo com a diretora executiva da SMS, Cristina Rossano Soares, “A equipe da Carreta não conhece o fluxo de atendimento do Município e para onde são encaminhados determinados casos, que necessitam evolução no tratamento. Por isso, servidor da Secretaria acompanhará, presencial e diariamente, as atividades dos profissionais da estrutura do Ministério da Saúde.”
Após a chegada em Pelotas, na área da Estação Ferroviária, no Largo de Portugal, a Carreta demandará instalações de equipamentos, de energia elétrica, de tendas climatizadas, de água e de coleta de resíduos. Esses serviços implicam em tempo para execução. Por isso, ainda não é possível precisar o horário que se iniciarão os atendimentos.
As mulheres que receberão os serviços profissionais da equipe da Carreta se encontram na fila de espera da SMS. O Ministério da Saúde solicitou a Pelotas essa lista, já enviada pela Prefeitura, e está responsável por manter os contatos com as pacientes para informar data e horário do agendamento de atendimento na Carreta.
Toda a estrutura itinerante do Ministério da Saúde – a Carreta – permanecerá em Pelotas por 30 dias. A média diária de atendimentos está prevista para 60 mulheres. A Carreta da Saúde faz parte do programa Agora tem Especialistas, do Ministério, contando com consultórios equipados para as consultas e exames.