Escola Estadual Dom Antônio Zattera atenderá 76 menores internos, de ensino fundamental e médio, em dois turnos
25-09-2019 | 15:45:44
O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Pelotas agora conta, oficialmente, com um modulo escolar. Na manhã desta quarta-feira (25), foram inauguradas as novas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Zattera, que será responsável pelo aprendizado de 76 menores internos. A cerimônia, realizada no dia em que o Case completa 21 anos, contou com a presença do governador do estado, Eduardo Leite, da prefeita Paula Mascarenhas e de autoridades da região.
Pacto Pelotas pela Paz: a arte na prevenção à violência
Representantes do Case visitam prefeita para debater projetos
Internos do Case terão oficinas de plantio de hortaliças
O investimento no prédio de 282,35 metros quadrados - resultado do convênio entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) – é de pouco mais de R$ 1 milhão. O espaço conta com seis salas de aula, laboratório de informática, sanitários, copa, sala de professores, direção e secretaria. As aulas ocorrerão nos turno da manhã e da tarde, para turmas de ensino fundamental e médio.
A prefeita agradeceu a parceria do Case com o Município, dentro das atividades do Pacto Pelotas pela Paz. No local, são realizadas oficinas de música com os adolescentes, dentro do projeto Segunda Chance Jovem, que busca capacitar para ressocializar e, conforme Paula, resgatam a autoestima e valorizam os menores.
“Na segurança pública, com foco em resultados, temos que olhar para a repressão, mas também para a prevenção, para o futuro e, principalmente, para os jovens. Incentivamos projetos para a preservação de vidas, pois todos merecem uma segunda chance, uma oportunidade”, enfatizou a chefe do Executivo Municipal.
O Rio Grande do Sul irá ampliar outras três unidades de ensino socioeducativo, criando mais 210 vagas para internos. A aposta é para manter o baixo índice de reincidência entre os jovens, apenas 8%, além da alta aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em mais de 80%.
O governador se disse feliz em poder dar continuidade às obras e finalizar um processo iniciado anteriormente, reconhecendo uma iniciativa que deu certo.
“É nosso dever fazer com que aqueles que cometeram alguma infração voltem ao convívio em condições melhores, porque se nós falhamos em evitar que esses adolescentes errassem, o mínimo que podemos fazer é oferecer as ferramentas para que possam ser resgatados. Nesse sentido, a educação é a base para evitar que voltem a errar, e corrigir quando as falhas ocorrerem”, afirmou Leite.
Para comemorar as melhorias e a data festiva, seis adolescentes que integram as atividades do Pacto Pelotas pela Paz fizeram uma apresentação de Hip Hop, exercitando os conhecimentos das oficinas de DJ e MC. As músicas, de autoria própria, abordam a vida na periferia, o cotidiano no Case e as perspectivas para o futuro em liberdade.
Ainda neste ano, os menores internos do Centro lançarão um CD com dez músicas escritas e produzidas por eles, durante as oficinas do Segunda Chance Jovem. Desde 2017, mais de 50 jovens participaram das aulas oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
O vice-preito Idemar Barz, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, e o presidente da Fase, Antônio Carlos Rocha Almeida, também prestigiaram a inauguração e a apresentação.
Após a visita ao Centro de Atendimento Socioeducativo, a prefeita prestigiou a palestra de Eduardo na reunião-almoço 'Tá na Hora', promovida pela Associação Comercial de Pelotas em comemoração aos seus 146 anos. No tradicional Clube Brilhante, o governador gaúcho abordou a temática “Novas Façanhas”, com enfoque nos desafios da gestão pública e nas potencialidades do estado.
Sustentabilidade, responsabilidade fiscal, gestão de recursos, inovação e reformas foram assuntos levantados, bem como os investimentos na indústria, turismo, educação, agricultura e tecnologia do Rio Grande do Sul. Paula avaliou como positiva a palestra, uma “injeção de ânimo para enfrentar os desafios e construir coletivamente soluções criativas”.