ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

CIP alinha ações de programas preventivos do Pacto

Atividades do Segunda Chance e Justiça Restaurativa foram pautas da reunião do Comitê nesta terça-feira

25-07-2018 | 10:56:15

      O Comitê Integrado de Prevenção (CIP) se reuniu, na tarde desta terça-feira (24), para alinhar ações e encaminhar demandas relativas a dois programas vinculados ao eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz. Um dos pontos abordados pelo assessor especial e coordenador do Pacto, Samuel Ongaratto, foi a estruturação do Justiça Restaurativa – conjunto de práticas que visam à resolução de conflitos através do diálogo, em parceria com o Poder Judiciário.

Debate incluiu a viabilidade de formar nova turma de facilitadores de Justiça Restaurativa — Fotos: Gustavo Vara

      No encontro, foi avaliada a proposta de estabelecer uma coordenação geral para o programa, bem como quatro frentes de atuação: gestão nas escolas; nos condomínios; no meio público; e no setor empresarial. Nomes foram sugeridos por membros do Comitê, a fim de serem contatados. Além disso, foi discutida a viabilidade de se formar uma nova turma de facilitadores de Justiça Restaurativa – composto por 25 pessoas –, que, posteriormente, participariam de um grupo de formação de formadores. O objetivo é que elas sejam multiplicadoras de conhecimento dentro dos meios em que atuam.

      O secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, explicou o trabalho que vem sendo implementado em condomínios residenciais do município e integram as atividades do programa, que objetiva a realização de círculos de construção da paz, o projeto Bons Vizinhos e oficinas para geração de trabalho e renda. O titular da pasta acrescentou que o serviço já ocorre em seis locais – Haragano, Eldorado, Buenos Aires, Montevideo, Fragata e Jardim do Obelisco, representando um número expressivo de famílias atingidas, segundo Leal.

Atividades do Segunda Chance

      As ações do Segunda Chance Jovem e Adulto também pautaram a reunião do CIP. Secretário de Cultura, Giorgio Ronna salientou que, em junho, fez um ano que ocorrem aulas semanais, em parceria com a Associação de Hip Hop de Pelotas, para internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Através das Oficinas Fase (Força, Ação, Sentido, Educação), o projeto já alcançou 40 jovens – a meta é dobrar este número até o final do ano. “No próximo semestre, também vamos oferecer oficinas de grafitti e dança urbana”, acrescentou Ronna.

      Outra frente vinculada ao Segunda Chance, o projeto Mão de Obra Prisional (MOP) – prestes a completar três anos de implantação em Pelotas – atua com 12 apenados, atualmente, nas reformas da Unidade Básica de Saúde Lindóia e do Pronto Socorro de Pelotas. Ao todo, cerca de 70 pessoas já passaram pelo MOP, que integra as oportunidades de ressocialização do Pacto Pelotas pela Paz e já contabiliza a requalificação de 20 prédios da Secretaria de Saúde nos últimos 34 meses.

      Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

comitê integrado de prevenção, pacto pelotas pela paz, justiça restaurativa, segunda chance, cip

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%