As facilitadoras Suzana Martins e Maria Delvair Pereira levam a atividade até as escolas do município
28-09-2018 | 10:49:04
Oferecer um ambiente saudável aos alunos que frequentam as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) da cidade vai muito além de um espaço lúdico e colorido. Na quarta-feira (26), diretora, professores e auxiliares de educação da Emei Ruth Blank participaram de um Círculo de Proteção e Cuidado, com foco na harmonia das relações. Com o uso das práticas de Justiça Restaurativa, as facilitadoras Suzana Martins e Maria Delvair Pereira conversaram sobre a valorização das relações durante uma atividade que já percorreu outros educandários.
O encontro com 14 profissionais da escola abordou questões relacionadas ao apoio, à convivência entre os colegas, à importância do respeito e da atuação em equipe, além da valorização da confiança e história de vida de cada um que trabalha na instituição. O potencial dos participantes e as diferenças de opinião na abordagem com as crianças também receberam destaque no círculo restaurativo promovido.
Os círculos com o tema da proteção e do cuidado têm sido promovidos por Suzana e Maria Delvair desde agosto, quando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Abott de Freitas, no Areal, recebeu o primeiro.
A atividade começou a ser praticada após a formação de coordenadores e orientadores educacionais da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) em facilitadores de Justiça Restaurativa. As ações estão previstas nas estratégias do Pacto Pelotas pela Paz e buscam incentivar uma cultura de não violência nas escolas da cidade.
Desde que as reuniões começaram, a dupla de facilitadoras está levando a ideia para novos espaços, como a Emei Antônio Caringi, na Cohab Lindóia. As próximas a receber a atividade serão as Emeis Anita Malfatti, no Fragata, e Paulo Freire, no Dunas.