Metodologia do Pacto Pelotas Pela Paz ampliou sua atuação na rede municipal de ensino, que teve aulas suspensas desde março, por conta do novo coronavírus
08-06-2020 | 14:49:12
Desde abril, nas primeiras semanas de isolamento social adotado para conter o avanço do novo coronavírus em Pelotas, o projeto Círculos de Construção da Paz ampliou seu atendimento para atender professores e alunos da rede municipal de ensino, por meio de encontros virtuais, via videoconferência.
A metodologia utilizada nos Círculos é a Justiça Restaurativa (JR), desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), e que desde 2017 faz parte das atividades do programa de segurança pública do município, o Pacto Pelotas Pela Paz, no eixo de Prevenção à Violência. Condomínios residenciais, algumas escolas e ambientes de trabalho já contavam com a JR mesmo antes da pandemia, como um modo de prevenir a violência e apaziguar conflitos.
“Os Círculos virtuais trazem a possibilidade de reflexões sobre a saúde mental e emocional, e o autocuidado pessoal durante a pandemia”, ressalta Jussara.
Nas escolas municipais, mais de 219 círculos virtuais foram desenvolvidos até o início de junho, com participação de 2.831 servidores. Deste total, 13 círculos foram abertos para profissionais da linha de frente na atuação durante pandemia, e tiveram participação de 166 pessoas.
Qualquer pessoa pode participar de um círculo restaurativo virtual, enviando e-mail para: circulandopelapaz.smedpelotas@gmail.com ou mensagem para o número (53) 99139-5212.
Para estimular a cultura de paz nas escolas municipais, professores e orientadores educacionais receberam uma formação em Justiça Restaurativa, para aplicar a metodologia nos espaços em que atuam. Por meio dos Círculos de Construção da Paz, com a utilização das ferramentas do diálogo e escuta plena, busca-se a solução de conflitos no meio escolar, o fortalecimento das relações, a criação de um ambiente seguro e de convivência mais harmoniosa.
A orientadora educacional da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Jussara Tedesco Cruz, foi a primeira servidora do Município habilitada pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris) como instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz em Pelotas. Até o final de 2019, 42 escolas municipais contavam com Círculos, e cerca de 100 servidores foram capacitados como facilitadores da metodologia.
Saiba mais
Para 2020 o planejado eram novos ciclos de formação e atividades mensais nas escolas, mas tudo mudou na segunda metade de março, com o avanço da pandemia do novo coronavírus, a adoção do isolamento social e a suspensão das atividades escolares presenciais. A partir disso, adotou-se os Círculos de Construção da Paz virtuais, com servidores que estavam na linha de frente do enfrentamento à pandemia, das secretarias de Saúde (SMS) e Assistência Social (SAS), e com equipes diretivas das escolas municipais.
Em meados de abril, foram realizados 12 Círculos virtuais, com 180 representantes das equipes diretivas das escolas. Ao final de abril os Círculos online passaram a fazer parte do cotidiano dos profissionais.
Os Círculos de Construção da Paz virtuais, em tempos de isolamento social, focam no acolhimento e autocuidado, cumprindo as etapas dos círculos presenciais, e disponibilizando um espaço de escuta e fala, com reflexões feitas a partir de perguntas norteadoras. “De onde eu tiro a minha força e energia diante desta situação de isolamento e incertezas para o futuro? Que reflexões este momento de isolamento trouxe sobre a minha vida pessoal e profissional?”, são alguns dos temas abordados.
O Projeto é uma realização de Tdh Brasil e da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), com o apoio da Unesco, Criança Esperança e SESI, através do Projeto Edulivre. Em Pelotas os Círculos de Construção da Paz são desenvolvidos pela Prefeitura, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc).
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.