ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Colheita da uva está aberta oficialmente em Pelotas

Evento em propriedade rural marca o início da safra 2025, com expectativa de produção de mais de 800 toneladas da fruta no município

Por Tânia Magalhães 01-02-2025 | 18:33:22

Na tarde deste sábado (1º), com a presença de autoridades, expositores, público e produtores, foi aberta, oficialmente, a 15ª edição da colheita da uva na zona rural de Pelotas. O cultivo da fruta é tradicional na colônia pelotense e, ano a ano, consolida-se como grande potencial de diversificação de culturas. O evento foi na propriedade dos produtores Aline Kurz e Nerviton Carniato, na colônia Santa Helena, Rincão da Cruz, 8º distrito. A vice-prefeita Daniela Brizolara representou o prefeito Fernando Marroni.

Poderes Executivo e Legislativo e entidades prestigiaram o evento - Foto: Émerson Silva
“Saúdo todas as autoridades presentes, mas, sobretudo, os verdadeiros protagonistas deste evento - os trabalhadores e trabalhadoras do campo, que garantem alimento na mesa da nossa gente. Reconheço e agradeço todas as mãos que constroem essa cultura, desde os agricultores até as entidades que se unem para fazer desse momento um sucesso”, pontuou a vice-prefeita.

Manifestações

Representando os produtores, o anfitrião Nerviton Carniato agradeceu a receptividade das autoridades ao convite para a abertura da colheita e desejou boas-vindas.

O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Pelotas, Fábio Lima, registrou a importância dos produtores abrirem as portas das propriedades para estudantes consolidarem a vivência no campo. Esse tipo de prática – aulas in loco – é proporcionada a alunos da UFPel.

O representante do deputado federal Afonso Hamm, Pablo Martins, informou que o parlamentar é membro da Comissão de Agricultura da Câmara e faz parte da Frente Parlamentar da Uva, Sucos, Vinhos e Espumantes, defendendo os interesses dos produtores. Também destacou que Hamm está organizando sessão especial para debater sobre a frequente falta de energia elétrica na zona rural e que será desenvolvido trabalho visando ao compromisso da concessionária com a estabilidade no fornecimento.

“O evento de abertura da colheita dá visibilidade ao trabalho dos produtores. Informo que, neste mês de fevereiro, a Secretaria concentrará frentes de trabalho em mutirões, em toda a zona rural, para garantir mais segurança e qualidade às estradas, principalmente as de escoamento das safras”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, Anderson Fernandes Schmidt.

Safra é considerada excelente - Fotos: Émerson Silva

Em nome da Emater, o superintendente regional Edgar Noremberg salientou ser o dia de comemorar a excelente safra da uva e agradeceu ao casal Carniato por disponibilizar o local – propriedade assistida tecnicamente pela Empresa – para a abertura oficial da colheita.

O primeiro secretário da Mesa Diretora do Poder Legislativo, vereador Paulo Coitinho, representando a Câmara, destacou as parcerias que, junto com o Poder Público, fomentam o desenvolvimento das atividades rurais. “Nossa uva de Pelotas não perde para nenhuma outra produzida no Estado. É rica em paladar, em qualidade”, argumentou.

O pesquisador da Embrapa, Luís Eduardo Antunes, ressaltou a resiliência dos produtores rurais, nos últimos anos, diante dos processos de produção. “A uva faz parte da diversificação nas propriedades e a viticultura pelotense é geradora de empregos. As feiras das frutas em safra em Pelotas são a ponte entre a colônia e a cidade.”

“Sabemos que só celebrar não basta. O pequeno produtor precisa de incentivo, de políticas públicas que garantam apoio técnico, financiamento e escoamento da produção. O combate à concentração de terras, o acesso a crédito e o fortalecimento da agricultura familiar não são apenas pautas econômicas, são pautas de justiça social; A Prefeitura seguirá parceira da agricultura familiar, do cooperativismo, da agroecologia e de um modelo de produção que coloque a vida e a dignidade das pessoas acima do lucro. A viticultura é parte da nossa cultura, da nossa identidade e da nossa economia”, observou a vice-prefeita Daniela Brizolara.

No pomar, atos simbólicos marcaram a abertura da colheita - Fotos: Émerson Silva

Abertura da colheita e bênção

No parreiral, o casal anfitrião, autoridades, a rainha e a princesa da uva/2024, Yasmin Sturbelle Vergara e Ellen Schiavon Scherdien, e representantes religiosos, desfizeram o laço da fita lilás simbolizando a abertura oficial da colheita. Na sequência, alguns cachos foram apanhados e colocados numa cesta para receber a bênção.

O ato foi seguido pelas palavras do pastor Jorge Signorini (Luterana) e do reverendo Márcio Figueiredo (Episcopal), que se reportaram à uva como referência divina e alimento rico em propriedades. Os religiosos agradeceram a terra, aos produtores e a Deus pelas bênçãos sobre todos. Com as mãos erguidas, as frutas foram abençoadas e foi rezado o Pai Nosso.

Escolha da corte

Depois da abertura oficial da colheita, houve a escolha da Corte da Uva 2025. Foram eleitas a rainha Eduarda Vergara Heller, 17 anos, da colônia Santo Antônio, 7º distrito, Quilombo, e a princesa Bruna Chagas Félix, 20 anos, residente na própria colônia Santa Helena, 8º distrito, Rincão da Cruz. As jovens terão a tarefa de divulgar o potencial produtivo de uvas na zona rural de Pelotas, em agendas na Feira Municipal da Uva e em eventos.

A Feira Uvas de Pelotas, com bancas no centro e em bairros, será oficialmente aberta nos próximos dias, em data a ser anunciada. A partir de segunda-feira (3), a uva já estará disponível, diretamente do produtor ao consumidor, nas bancas da Feira Municipal do Morango.

Também estiveram presentes no evento o chefe do Escritório da Emater, Rodrigo Prestes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck, e os vereadores Éder Blank e Marcelo Bagé.

Tags

15ª abertura oficial da colheita da uva, safra 2025, zona rural

Carregando 0%
Carregando 0%