ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

‘Conte Comigo’ e ‘ACT’ são concluídos com superação de expectativas e bons resultados

Cerimônia encerrou as metodologias e certificou facilitadores e colaboradores das iniciativas

03-12-2018 | 15:37:13

Se há cinco meses a expectativa e a ansiedade tomavam conta do grupo responsável pela aplicação das metodologias ‘Conte Comigo’ e ‘ACT – Criando Crianças Seguras’, nesta segunda-feira (3), no encerramento dos projetos, a sensação de dever cumprido e a satisfação de compartilhar bons resultados encheram de emoção o Salão Nobre, do Paço Municipal. Ambos os métodos integram o esforço coletivo, impulsionado pelo Pacto Pelotas pela Paz, de reduzir os indicadores de violência no município, a partir de ações preventivas.

Fotos: Marcel Ávila

Equipes coordenadoras, secretarias, facilitadores e demais envolvidos na consolidação dos métodos em Pelotas – que ocorreu de forma inédita no Brasil – ouviram relatos de mães participantes, que reforçaram o poder transformador das iniciativas em suas famílias. Tainara e Jucileia representaram as 369 mães que foram inseridas no universo do ‘Conte Comigo’ e do 'ACT', com o objetivo de fortalecerem seus vínculos familiares e promoverem lares seguros e distantes da violência.  

“Confesso que antes eu me perguntava o porquê de participar do ‘ACT’. ‘O que eles teriam para me ensinar? Querem me dizer como cuidar do meu filho?’, eu pensava. Mas, hoje, preciso dizer que isso modificou a minha vida, meu filho e a mim também. Eu gritava e xingava o João por qualquer coisa – talvez pela forma como fui criada. Mudar não é de um dia para o outro, mas esse grupo me mostrou o quanto é gratificante ter paciência e persistência”, disse Tainara.

Desde julho, as metodologias mobilizaram 16 facilitadores do ‘ACT’, 10 do 'Conte Comigo' e 16 professores do projeto Vida Ativa – todos certificados ao final da cerimônia. Em nove e oito sessões, respectivamente, os profissionais aplicavam técnicas com mães e crianças (integrantes da Coorte 2015), a fim de ensinarem a educar sem qualquer forma de violência, no caso do ‘ACT’, e de fortalecer os vínculos afetivos através do compartilhamento de livros, no caso do ‘Conte Comigo’.

Foram entregues certificados aos facilitadores do Conte Comigo e do ACT, e aos professores do Vida Ativa. Fotos: Marcel Ávila

Apesar dos desafios e dificuldades enfrentadas ao longo do processo, a prefeita Paula Mascarenhas salientou sua convicção no sucesso das metodologias e, principalmente, nas perspectivas positivas que elas trariam ao futuro de Pelotas. O êxito foi tanto que, em 2019, ambas serão retomadas na cidade, beneficiando ainda mais famílias e tornando-se políticas públicas que voltam o olhar à primeira infância.

“Estamos protegendo as crianças, criando condições para que elas e suas famílias sejam mais felizes, se sintam mais seguras, amadas e cresçam com capacidade de afeto, que será fundamental para o resto das suas vidas; elas estão sendo protegidas, sobretudo, da violência. Hoje olhamos para estas crianças e dizemos: ‘vocês vão ter outro destino’, ressaltou Paula.

Assessor do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto afirmou que os métodos sintetizam a mudança de cultura que o projeto de segurança tem proposto à cidade, como o fato de se basear em evidências científicas para utilizá-las na prevenção à violência. No caso do ‘ACT’ e do ‘Conte Comigo, o Centro de Epidemiologia da UFPel viabiliza o ‘Estudo Piá – Primeira Infância Acolhida’ - sob a responsabilidade do professor Joseph Murray - que terá a incumbência de avaliar os impactos das metodologias.

Joseph Murray é responsável pelo Estudo Piá, do Centro de Epidemiologia da UFPel, que avalia os resultados das metodologias. Fotos: Marcel Ávila

“Este é o projeto mais especial da minha carreira porque ele acredita em um futuro melhor e em uma nova forma de trabalhar para prevenir a violência. Mesmo sem os resultados oficiais, já podemos considerá-lo um sucesso”, apontou Murray, destacando que mais de 70% das mães que iniciaram as metodologias, ficaram até o final.  

Participaram do ato o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Educação e Desporto, Artur Corrêa, de Saúde, Ana Costa, e de Governo, Clotilde Victória; a consultora do Instituto Cidade Segura, Tâmara Soares; e as coordenadoras das metodologias, Alicéia Ceciliano (ACT) e Maria de Lourdes Botelho (Conte Comigo). Representantes de escolas de educação infantil e de unidades que sediaram a aplicação dos métodos também acompanharam a cerimônia. 

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.  

Tags

conte comigo, ACT, pacto pelotas pela paz, prevenção

Carregando 0%
Carregando 0%