Foram quatro encontros reunindo profissionais de saúde, gestantes, puérperas e avós da comunidade do Areal
26-10-2018 | 13:26:49
O ciclo de quatro encontros promovidos pelo projeto ‘Escola de Mães e Avós’, do Pacto Pelotas pela Paz, foi concluído na tarde desta quinta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Leocádia, no Areal. A iniciativa, que reúne profissionais de saúde, gestantes, puérperas, avós e familiares, levou discussões importantes acerca da maternidade, como exames e vacinas essenciais, direitos garantidos por leis, sentimentos e mudanças físicas comuns à gestação, tipos de parto, importância da amamentação, depressão pós-parto, entre outros.
Fabrícia da Silva, 37 anos, participou dos encontros desde os últimos meses de sua gestação. Nesta quinta, levou Sílvia, recém-nascida, para acompanhar o encerramento do projeto. “É muito bom. Que se façam mais escolas como essa, porque aprendemos muito”, disse. O tema da última etapa do projeto coincidiu com o momento em que Fabrícia vive: os cuidados necessários com os recém-nascidos.
“Falamos sobre o banho, higiene, possíveis acidentes, imunização, sono dos bebês e, até mesmo, sobre a quantidade de roupas necessárias que, às vezes, deixa as mães em dúvida.”, explicou uma das enfermeiras responsáveis pela Escola, Carla Borges.
A profissional acrescenta que o planejamento familiar também foi destaque na roda de conversa. Os métodos contraceptivos disponibilizados pelo município foram apresentados na ocasião, dando destaque à importância do casal consultar junto e identificar, com o profissional de saúde, a melhor opção para ambos.
O encontro ainda reforçou a relevância do aleitamento materno, tanto à imunidade do bebê, quanto ao fortalecimento do vínculo afetivo entre mães e filhos. O evento contou com a participação da médica e da enfermeira da UBS.
É um projeto itinerante da Secretaria de Saúde (SMS) que integra as atividades do Mãe Pelotense, vinculado ao programa Infância Protegida, do eixo preventivo, do Pacto. Concluiu, recentemente, os quatro encontros em três regiões do Areal – além da UBS Leocádia, no Dunas e na Bom Jesus. A expectativa é levar a Escola de Mães e Avós a outras áreas da zona urbana e rural de Pelotas.