ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Escolas municipais se unem em uma ‘Caminhada pela Paz’

Centenas de alunos, pais e professores percorreram ruas do Areal com faixas, placas e cartazes pedindo o fim da violência

29-03-2019 | 12:23:26

“Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”. A frase presente no cartaz conduzido por alunos da rede municipal anunciava a ‘Caminhada pela Paz’ – movimento organizado pelas escolas do Areal, Afonso Vizeu, Bibiano de Almeida e Círculo Operário Pelotense, na manhã desta sexta-feira (29).  

Atividade integrou o Plano Anual de Prevenção à Violência Escolar das escolas - mobilizado pelo Pacto Pelotas pela Paz. Fotos: Michel Corvello

Centenas de estudantes, pais e professores trajados de branco percorreram as ruas próximas aos educandários com um só objetivo: pedir o fim da violência e lembrar a importância da cultura da paz. A atividade integra o Plano Anual de Prevenção à Violência Escolar, cuja criação é responsabilidade de cada uma das 60 escolas municipais de ensino fundamental, através das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves).

Tanto as Comissões quanto o Plano Anual compõem o Pacto Pelotas pela Paz, com o objetivo de atuar diretamente no meio escolar para prevenir situações de risco e solucionar conflitos. “Estes eventos são necessários para integrar a comunidade escolar e mobilizá-la em uma causa comum. A paz que estimulamos dentro da escola também reflete dentro das famílias”, afirmou a diretora da Afonso Vizeu, Alessandra Gusmão.

Paz no trânsito

A Caminhada que representa o desejo dos pelotenses de viverem em ambientes mais pacíficos foi, ainda, um lembrete para condutores que passavam no local. Dezenas de alunos distribuíram adesivos e cartas que pediam consciência, respeito e cuidado ao trafegar no trânsito. O ato concentrou-se na esquina das vias Domingos de Almeida e Benjamin Gastal – ponto que, segundo os moradores, oferece riscos à população, apesar da presença da faixa de segurança, devido à imprudência de alguns motoristas que não respeitam a sinalização.

Comunidade escolar também pediu um trânsito mais seguro. Fotos: Michel Corvello

O caso mais recente ocorreu nesta quinta (28), quando a mãe de uma aluna da escola Afonso Vizeu foi atropelada no local, enquanto atravessava a faixa de pedestres. “É muito positivo que todos se unam em função da paz. As boas ações são fundamentais dentro de casa, do colégio e na rua também. Busco conversar sempre sobre isso com meu filho”, disse Jaqueline Lessa, mãe de Gonçalo, de 10 anos.  

Cipaves

A diretora da Afonso Vizeu salienta que o tema da paz é trabalhado frequentemente no educandário, mas que o movimento ganhou força graças às Cipaves. As comissões são formadas por alunos, professores, pais, membros da comunidade, funcionários e orientadores educacionais que, juntos, buscam identificar situações de violência, planejar formas de prevenção e estimular a fiscalização por parte da comunidade, a fim de que todos zelem pelo ambiente escolar.

Centenas de alunos levaram placas, cartazes e faixas para lembrar sobre a importância da paz. Fotos: Michel Corvello

Agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito acompanharam a caminhada, orientando motoristas e pedestres que circulavam pelo local. 

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

caminhada, paz, areal, segurança, cipaves, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%