ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Formação em Escola da Paz encerra primeira etapa

Mais de 250 pessoas participaram da capacitação aos membros das Cipaves

24-09-2018 | 15:52:02

      Os integrantes das Comissões de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) das 89 Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade encerraram a primeira etapa da formação em Escola da Paz, nesta segunda-feira (24), no auditório do Instituto Federal Sul Rio-grandense. Mais de 250 pessoas participaram dos três encontros promovidos ao longo de setembro, quando assuntos como o uso da comunicação não violenta e os círculos de construção da paz foram abordados.

A psicóloga Gisele falou sobre abuso sexual. Fotos: Marcel Ávila

       A capacitação terá seguimento nos próximos meses e busca preparar pais, alunos, professores e diretores das instituições para atuar no cotidiano dos educandários. As comissões integram as estratégias do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz e já atuam nas escolas, desde que foram escolhidas em agosto. 

      Após a capacitação em Escola da Paz, irão colaborar na construção de um Plano Anual de Prevenção da Violência Escolar, previsto para ser implantado no ano letivo de 2019.

Prevenir

      O encontro desta semana iniciou pela manhã, com palestra da promotora da Infância e Juventude Luciara Robe, que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e suas implicações na realidade das escolas. Em seguida, a psicóloga do Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (Naca), Gisele Scobernatti, trouxe para as discussões o tema “Abuso Sexual”.

Fotos: Carlinhos Correa/Smed

      A prevenção ao consumo de drogas encerrou as palestras do primeiro turno, sendo apresentada pela coordenadora da Rede de Serviços de Álcool e outras Drogas da Secretaria de Saúde (SMS), Gabriela Lanzetta Haack. 

Programação da tarde

      À tarde os participantes do curso ouviram a escrivã Aline Pereira, da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), que tratou sobre a diferença entre cometer crime ou ato infracional. As conversas seguiram com a orientadora educacional da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) Vera Savedra. Ela destacou a importância dos comitês de representantes de turmas e professores conselheiros para aproximar a comunidade da escola.

      No final do evento, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), apresentaram aos membros das Cipaves o documento que servirá de base das discussões durante a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorre no próximo mês. 

      As palestras no auditório do IFSul encerraram-se com uma dinâmica de grupo promovida pelas orientadoras Vera e Jussara Cruz, e a diretora de Ensino da Smed, Loreni Peverada. 

Tags

cipaves, pacto, circulos, comunicação não violenta

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%