Prevenções ao bullying, à depressão, à automutilação e ao suicídio serão tratadas por especialistas
15-05-2019 | 13:13:15
Durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (16), o 2º Fórum de Prevenção à Violência Escolar propõe a professores, orientadores e alunos o debate acerca do papel da educação na prevenção da violência e na formação de uma cultura de paz. A iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, através do programa Escola da Paz, ocorre a partir das 8h30min, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, e é aberto a todos aqueles que se interessam pela temática.
Não é necessário inscrever-se antecipadamente para a atividade, que destinará meia hora de cada turno para realizar o credenciamento dos participantes. A iniciativa está inserida no esforço do Município de buscar estratégias que promovam ambientes mais pacíficos nos educandários e, consequentemente, reduzam os índices de violência escolar.
1º Fórum Municipal discute prevenção da violência nas escolas
Durante o dia, temáticas pertinentes à redução da violência escolar, como prevenção ao bullying, à depressão, à automutilação e ao suicídio serão tratados por especialistas e referências nos assuntos, entre ele, o promotor de Justiça Regional da Educação, Paulo Roberto Gentil Charqueiro.
Já os fluxos de encaminhamento dos casos de violência contra crianças e adolescentes serão a pauta abordada pela promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe. O impacto da violência no aprendizado e no funcionamento do cérebro também será debatido pelo professor da PUC/RS, Augusto Buchweitz.
Entre as ações preventivas implantadas pelo Pacto, está a mobilização para a execução do Plano Anual de Prevenção à Violência Escolar em 2019, cuja criação é responsabilidade de cada uma das 60 escolas municipais de ensino fundamental, através das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). Tanto as Comissões quanto o Plano têm o objetivo de atuar diretamente no meio escolar para prevenir situações de risco e solucionar conflitos.
A ideia é que o Plano envolva toda a comunidade escolar – pais, professores e alunos –, a fim de combater os comportamentos agressivos, discriminatórios e abusivos. O material começou a ser implantado neste ano com a conceituação das diversas formas de violência e a avaliação de fatores e estratégias para a prevenção.
8h30min – Credenciamento
9h – Abertura: Orquestra Estudantil Municipal de Pelotas
10h – Apresentação de vídeo: indicadores do Pacto Pelotas pela Paz e do programa ‘Escola da Paz’
10h45min – Fluxo de encaminhamento de situações de maus tratos e abuso contra crianças e adolescentes, com a promotora da Infância e Juventude, Luciara Robe
11h15min – O impacto da violência no aprendizado e no funcionamento do cérebro, com consultores técnicos do Pacto e o professor pesquisador da Escola de Ciências da Saúde, da PUC/RS, Augusto Buchweitz – que também é pesquisador do Instituto do Cérebro do RS, parceiro do Instituto Cidade Segura
13h15min – Credenciamento
13h45min – Vídeo das ações de prevenção nas escolas: mobilizando para uma cultura de paz
14h15min – Prevenção à violência escolar, com a facilitadora e instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção da Paz, Katiane Boschetti da Silveira. A pedagoga é membro do corpo docente da Ajuris e presta assessoria para escolas e instituições do estado
15h30min – Prevenção à automutilação, depressão e suicídio, com a psicóloga e especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS, Gabriela Haack. A mestre em Ciências da Saúde também é especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e coordena a rede Álcool e Drogas (AD) da Secretaria de Saúde
16h30min – Prevenção ao bullying, com o promotor de Justiça Regional da Educação, Paulo Roberto Gentil Charqueiro.