Ações do Pacto Pelotas pela Paz, que refletem na diminuição do acumulado de delitos, serão apresentadas no dia 31 de maio durante Fórum de Segurança
15-05-2019 | 12:48:07
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) apresentou, na manhã desta quarta-feira (15), a análise quantitativa dos crimes que ocorreram no município durante o primeiro quadrimestre de 2019 e convidou a comunidade a prestigiar o 2º Fórum Municipal de Segurança Pública, que ocorrerá em 31 de maio. Entre os destaques dos dados apresentados está a diminuição em 50% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio, feminicídio, latrocínio e infanticídio – na comparação com o mesmo período do ano passado.
Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro
Município realiza 2º Fórum de Prevenção à Violência Escolar na quinta-feira
Prefeita recebe placa que reconhece ações ressocializadoras do Pacto
Fundação Abrinq conhece trabalho do Município voltado à infância e à juventude
GGI-M avalia Operação Hermanos e números da segurança pública
Os resultados dos projetos de prevenção e repressão da violência do Pacto Pelotas pela Paz, realizados desde agosto de 2017, serão compartilhados com a sociedade durante o Fórum, que ocorre no fim do mês dentro de programação voltada à temática no I Seminário de Segurança Integrada da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), nos dias 29, 30 e 31. O evento tem participação confirmada do vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que no dia 30 prestigia a inauguração da fábrica de artefatos de concreto Artecon P no Presídio Regional, voltada ao trabalho prisional no regime fechado.
No evento gratuito e aberto à comunidade, a população é convidada a conhecer o Pacto e discutir as ações que impactam no dia a dia. Servidores também estarão presentes apresentando cada uma das iniciativas, desde as Operações Integradas até o Banco de Oportunidades, Mão de Obra Prisional, Conte Comigo, entre outros.
“É um esforço concentrado, coletivo e permanente para reduzir a violência. Quanto mais avançamos, mais responsabilidade. Temos que pensar no futuro, por isso a importância, além da repressão, do trabalho do Comitê Integrado de Prevenção, com crianças, jovens e também os apenados”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.
Conforme informações do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, o roubo a pedestres, veículos e a estabelecimentos comerciais e financeiros diminuiu, respectivamente, 20%, 25% e 34%, no comparativo. O acumulado geral de crimes, relacionando os primeiros quatro meses de 2018 e 2019, mostrou queda de 16%. Todavia, os destaques ficam por conta da redução dos roubos a transporte público, com queda de 37%, e dos CVLI que passaram de 48 entre janeiro e abril de 2018, para 24 em 2019.
“É uma queda importante, e o Rio Grande do Sul também está nessa onda de redução. Até 2017 registrávamos um aumento nos últimos 14 anos, e com o lançamento do Pacto, a integração, o planejamento e a prevenção, temos essa tendência de diminuição”, explicou a prefeita.
Apesar do aumento geral de 37% dos roubos a residências – o que representa nove casos a mais do que o mesmo período do ano passado, os últimos meses apontam queda: dez registros em março e seis em abril. O Observatório, a Brigada Militar e a Polícia Civil já trabalham em um estudo para entender e reagir a essa tendência, com mapeamento dos locais e criação de estratégias focadas, ressaltou o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo dos Santos Perachi.
“Num cenário de crise, de pouco dinheiro, os números apontam uma diminuição geral. Juntos conseguimos enfrentar as dificuldades e chegar a resultados excepcionais, com o mesmo desejo de melhorar a vida de quem vive em Pelotas”, avaliou o comandante. Já o delegado regional da Polícia Civil, Márcio Steffens, acrescentou a importância das metodologias e da ciência na obtenção dos resultados, em que se percebe uma estabilização dos indicadores, fruto também das ações de caráter preventivo do Pacto Pelotas pela Paz.
As informações têm como base o 4º Batalhão de Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Instituto Médico Legal e 18ª Delegacia Regional de Polícia. Fazem parte do Gabinete a Prefeitura, por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU); o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul; o 4º Batalhão de Polícia Militar; o 3º Batalhão de Bombeiros Militar; a 2ª Companhia de Bombeiros Militar; o Instituto Geral de Perícias; o Foro de Pelotas; Polícia Civil; Consepro; Defensoria Pública; Guarda Municipal; Ordem dos Advogados do Brasil; 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Polícia Federal; 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal; Ministério Público; 5ª Delegacia Penitenciaria Regional; Susepe; Ministério Público; Judiciário e 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.