ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Gestantes trocam experiências na Escola de Mães e Avós

Terceiro encontro reuniu a comunidade da Bom Jesus e profissionais de saúde na tarde desta quinta

02-08-2018 | 18:12:33

      A Dhara Gonçalves, de 22 anos, está à espera de Emanuelly, sua segunda filha. Mesmo não sendo mãe de primeira viagem e estando mais tranquila com esta gestação, ela conta que buscou no terceiro Encontro de Gestantes, realizado na Unidade Básica de Saúde Bom Jesus, a oportunidade para somar conhecimentos. O encontro, organizado na tarde desta quinta-feira (2), reuniu profissionais de saúde, mães e avós da comunidade em mais uma edição do projeto Escola de Mães e Avós. 

Fotos: Gustavo Mansur
“Com o meu primeiro filho não tive nenhuma explicação, era tudo novo para mim. Aqui já aprendi muito sobre as fases da gestação, os sentimentos normais nesse período e a importância do pai do bebê acompanhar a gravidez. Não consegui amamentar da primeira vez, espero que agora, compartilhando essas informações, eu possa”, disse Dhara.

      A ação integra as atividades do Mãe Pelotense, vinculado ao programa Infância Protegida do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz. Nesta tarde, o projeto voltou-se à temática da amamentação, destacando a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças e para o vínculo afetivo. 

“Não é apenas a forma de alimentar o bebê, mas de transmitir carinho e proteção. A história de que existe leite fraco não é verdade”, explicou a enfermeira e responsável pelo Infância Protegida, Carmem Viegas. 

      As três fases do aleitamento e a relevância de cada uma delas foram destacadas na ocasião. A primeira é responsável pela parte rica em água e açúcar, seguida pela fase rica em proteína e, logo após, pela que contém gordura – a que faz a criança ganhar peso. “É importante que cada seio seja esvaziado completamente porque assim é possível oferecer tudo o que o bebê necessita”, ponderou a enfermeira Carla Borges. 

      Foi ainda discutida a dificuldade enfrentada por algumas mulheres para amamentar, o que segundo as enfermeiras é normal, mas não pode ser decisivo para que elas desistam da prática. “Não dizemos que é um processo fácil. Estamos aqui para tentar amenizar essas dificuldades e ajudar nesse momento”, acrescentou Carmem. Dicas para realizar a “pega” certa e para não empedrar o leite foram informadas no encontro.

      O quarto Encontro de Gestantes na unidade da Bom Jesus será realizado no dia 30 de agosto. Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

escola de mães e avós, pacto pelotas pela paz, infância protegida

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%