Prefeita e secretários discutiram os próximos passos do projeto de segurança pública, que continuará com enfoque na prevenção à violência
27-09-2018 | 17:52:32
Os secretários municipais envolvidos nas estratégias do Pacto Pelotas pela Paz, a prefeita Paula Mascarenhas e a consultora do Instituto Cidades Seguras, Tâmara Biolo, se reuniram na tarde desta quinta-feira (27), para discutir as ações futuras do projeto de segurança pública. Para 2019, a expectativa é ampliar as atividades relacionadas aos eixos de Urbanismo, Tecnologia e Fiscalização Administrativa, além de continuar investindo em metodologias socioemocionais.
A partir de uma medida mitigatória, o município poderá iniciar a implementação do Programa Compasso – de forma piloto – com 1,2 mil estudantes da rede municipal, entre o 1º e o 5º anos do ensino fundamental. O método já é aplicado em grandes capitais e avaliado por meio de estudos de impacto. “Podemos mudar a vida dos alunos. Se for bom e funcionar, vale a pena investir”, ponderou a prefeita.
Conte Comigo e Act – Criando Crianças Seguras, técnicas desenvolvidas na educação infantil, serão expandidas no próximo ano, em decorrência do retorno positivo das famílias envolvidas. O programa Cada Jovem Conta vai contar com um sistema próprio, criado por empresa da cidade, para facilitar o acompanhamento e a deliberação das ações que beneficiam os quase 240 adolescentes incluídos na rede de proteção; destes, 81% tiveram melhora na conduta após ingressarem no Cada Jovem Conta.
“É o que a gente deixa de legado para a cidade. Eu quero expandir essas metodologias para mais famílias, pois era justamente o que faltava: dar uma atenção aos pais que não sabiam o que fazer”, disse Paula.
Dividido em cinco eixos, o Pacto conta com 13 projetos, dos quais dez são na Prevenção Social, dois na Fiscalização Administrativa e Financeira e um no Policiamento e Justiça. Os eixos de Urbanismo e Tecnologia vão ser trabalhados com maior ênfase em 2019, através da revitalização e ocupação de espaços públicos, projeto Pelotas Legal e o Cercamento Eletrônico, entre outras ações.
O coordenador do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, lembrou da necessidade de os coordenadores de projetos atualizarem o cumprimento de suas metas junto ao Proges e, principalmente, relatarem as dificuldades encontradas em sua execução. “Temos que identificar os gargalos e trabalhar para superar esses problemas”, enfatizou.
Acompanharam a reunião os secretários de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams; Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa; Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray; Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira; Cultura (Secult), Giorgio Ronna; e Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal. Também estiveram presentes a diretora executiva da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Berenice Nunes, a diretora de ensino da Smed, Loreni Peverada, e a coordenadora do programa Infância Protegida, Carmen Viegas.