Governo federal autoriza seis novos cursos de residências vinculados à Prefeitura
Uma política pública que a Prefeitura visa ampliar desde o início da atual gestão sai do papel a partir de março deste ano em Pelotas: o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), confirmou na manhã desta quarta-feira (7) a autorização para seis novos cursos de residências multiprofissionais na área da saúde, todas vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A medida é celebrada pelo prefeito Fernando Marroni. Para o chefe do Executivo, amplificar a formação resulta em mais acesso aos serviços disponibilizados pelo SUS.
“Não tem mistério, é esta a conta, ampliar os cursos de residências repercute na qualificação do atendimento no SUS, reduzindo filas, demandas e acelerando consultas e exames, que é o que a população quer e cobra, com razão, de nós, gestores, a população quer e precisa de agilidade e bom atendimento nos serviços de saúde pública”, afirma Marroni. De acordo com a titular da Secretaria de Saúde, Ângela Moreira Vitória, serão mais de 100 profissionais em formação que irão atuar junto às equipes da Rede de Atenção à Saúde.
Foram autorizadas residências de caráter multiprofissional em Saúde da Família, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Urgência e Emergência, Neuro e de Medicina de Emergência. Serão desenvolvidas, em conjunto com UFPel e UCPel, 40 horas práticas e teórico-práticas nos serviços da Rede de Atenção à Saúde vinculados à atenção primária, atenção psicossocial e urgência e emergência, além de 20 horas de carga horária teórica com servidores da SMS e com docentes da UFPel. A estas, soma-se outro curso de residência médica no âmbito da Secretaria - o de Saúde da Família e Comunidade, também em parceria com as universidades.
Foto de capa: avaliadores do MEC visitam obras do futuro HPS, em dezembro do ano passado (Divulgação/SMS)