ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Iniciativa de Pelotas é vencedora do 2º Prêmio RAPS de Inovação

Prefeita Paula Mascarenhas, com o projeto Mão de Obra Prisional, do Pacto Pelotas pela Paz, foi escolhida por Votação Popular entre gestores inscritos na categoria ‘Parcerias’. 14 personalidades, projetos e instituições foram finalistas

18-12-2021 | 19:18:55

A prefeita Paula Mascarenhas foi a vencedora da categoria ‘Parcerias’ do 2º Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, oferecido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), com o projeto Mão de Obra Prisional (MOP), iniciativa de ressocialização de apenados do sistema prisional, ligado ao Pacto Pelotas pela Paz. O anúncio ocorreu em cerimônia virtual, neste sábado (18), após escolha ser feita por Votação Popular. Em vídeo transmitido durante a cerimônia, Paula defendeu o trabalho desenvolvido em Pelotas.

Imagens: reprodução da internet

“O MOP é um projeto que faz parte do eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. Nós acolhemos apenados do regime semiaberto em diversos setores do Município. Iniciamos na Saúde, com a requalificação das unidades básicas, mas o projeto já se expandiu, e hoje, temos apenados trabalhando nas secretarias de Serviços Urbanos, Obras, na Qualidade Ambiental, na Educação, praticamente toda a Prefeitura se envolve nesse trabalho, que é maravilhoso, de ressocialização, de inclusão dessas pessoas no mercado, de valorização dos seres humanos”, destacou Paula, em gravação veiculada no evento.  

Entre mais de cem iniciativas inscritas, o MOP foi selecionado junto a outras 13 personalidades, projetos e instituições finalistas. A partir de agora, o trabalho de Pelotas integrará o Banco de Boas Práticas da RAPS, com mais de 70 propostas de diversos municípios brasileiros, ficando acessível ao público em geral.

Após a cerimônia, que também escolheu iniciativas de Recife e Caruaru, no estado de Pernambuco, e de Santos, em São Paulo, a prefeita de Pelotas agradeceu a todos os servidores municipais e parceiros envolvidos no Pacto, para que o projeto Mão de Obra Prisional fosse novamente reconhecido em uma seleção nacional. “Compartilho esse reconhecimento, emocionada, com cada um e cada uma de vocês. Obrigada! Sigamos juntos, preservando e transformando vidas!”, agradeceu a chefe do Executivo pelotense.

O troféu, entregue aos escolhidos nas cinco categorias do prêmio, foi criado por dois artistas plásticos, Dhiani Pasaro e Gisele Falabela - um indígena e uma amazonense, respectivamente -, que se inspiraram nos valores pregados pela RAPS para desenvolver a obra de arte, com referências a terra, a natureza e as pessoas. 

Encontro Anual RAPS

Antes da cerimônia de anúncio dos vencedores do prêmio, uma grande programação reuniu líderes RAPS e convidados para discutir ações inovadoras com as quais a Rede tem se envolvido, políticas públicas voltadas ao meio ambiente e às minorias, e avaliar o cenário político brasileiro atual e para o próximo ano. 

Imagem: reprodução da internet

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi um dos convidados do painel que abordou o cenário político, e respondeu a questionamentos da plateia virtual. Marcos Nobre, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Aline Torres, secretária municipal de Cultura de São Paulo, também fizeram parte das conversas que trataram sobre as políticas de migração, a democracia e a contestação das minorias, com mediação do ativista social e membro do conselho diretor da RAPS, Raul Santiago.

“A democracia é a regra do jogo, ela não se propõe a apresentar resultados, mas é o meio pelo qual se exerce o poder. É preciso ter uma democracia que entenda a mudança dos tempos para fazer as entregas que a população precisa”, afirmou Leite, lembrando que a prefeita Paula Mascarenhas, que assistia ao bate-papo, foi sua vice-prefeita enquanto ele governou Pelotas. 

A apresentação do encontro virtual foi feita por Gabriela Torquatto. A previsão é de que a próxima reunião da RAPS ocorra de maneira presencial, em abril de 2022.

A RAPS e o prêmio

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização sem fins lucrativos, apartidária e de atuação suprapartidária, que está prestes a completar dez anos de criação, com articulação em diversas esferas. 

O Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade é uma iniciativa que reconhece as boas práticas aplicadas pelas lideranças em seus mandatos. São ações e projetos inovadores, promovidos pela Rede, e que estão relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente, no fortalecimento da democracia, da transparência e da sustentabilidade em suas diferentes dimensões: ambiental, social, econômica, político-institucional, ética e cultural.

Tags

mão de obra prisional, raps, prêmio, inovação, mop, pacto

Carregando 0%
Carregando 0%