IPTU 2026 traz boleto registrado e novidades na forma de pagamento
A Prefeitura de Pelotas inicia neste fim de semana a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026. A principal novidade deste ano é a adoção do boleto registrado, que permitirá o recebimento automático das guias no Débito Direto Autorizado (DDA) para os contribuintes que utilizam esse serviço em seus bancos. A medida moderniza o sistema de arrecadação, dando mais segurança aos pagamentos e facilita o controle por parte dos usuários.
Além do envio digital via DDA e Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), as guias físicas serão impressas e postadas nos Correios nos próximos dias. Assim como em anos anteriores, os contribuintes terão diferentes formas de pagamento. Cota única com desconto de 12% até 28 de novembro. Cota única com 10% de desconto até 19 de dezembro ou parcelamento a partir de janeiro de 2026, com vencimento da primeira parcela no dia 12.
A via enviada por correspondência refere-se à opção de cota única com maior desconto. Quem optar pelas demais formas de pagamento poderá gerar a guia diretamente no site da Prefeitura, em www.pelotas.com.br/fazenda, acessando a aba Guias de IPTU. Também é possível emitir os boletos por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), utilizando login e senha.
Segundo o secretário da Fazenda, Fábio de Souza Silva, o boleto registrado é um avanço importante na política de modernização da gestão tributária. “Com essa mudança, o contribuinte ganha mais praticidade e segurança. O pagamento pode ser feito por diversos canais, inclusive via Pix, com registro imediato e baixa automática no sistema. Isso reduz erros, evita fraudes e agiliza o atendimento”.
O IPTU é um tributo essencial para manutenção dos serviços públicos e investimentos em infraestrutura urbana. Ao manter os pagamentos em dia o cidadão contribui diretamente com o desenvolvimento da cidade.