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Mais 25 servidores da Educação formam-se em Justiça Restaurativa

Método usado pelo Pacto pela Paz previne a violência nas escolas; este é o primeiro curso ministrado por instrutora pelotense

04-10-2019 | 10:10:55

Mais 25 profissionais da Educação estarão habilitados para realizar círculos de construção da paz, da Justiça Restaurativa (JR), nas escolas da rede municipal de ensino. A metodologia é a base da prevenção à violência implantada pelo Pacto Pelotas pela Paz, em 2017, e consiste na resolução de conflitos por meio do diálogo e da compreensão do próximo. O grupo de docentes se somará aos 51 servidores já capacitados e distribuídos em 37 educandários – de janeiro a agosto deste ano, 78 círculos foram realizados nas escolas municipais, beneficiando 1.293 alunos e professores.

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Esta será a primeira turma formada por uma instrutora pelotense – o curso ocorreu, nesta semana, no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Jussara Cruz, orientadora educacional e coordenadora da JR na Smed, ressalta a importância deste fato para a perenidade do método na rede pública.

Capacitação ocorreu no auditório da Smed. Expectativa é ter cerca de cem servidores municipais habilitados na metodologia – Foto: Igor Sobral
“Pelotas avança no trabalho de prevenção à violência ao ampliar o número de profissionais instrumentalizados para realizar os círculos. Conhecendo a história do outro, nos vimos e nos reconhecemos. Isso reflete em maior empatia e respeito ao próximo, o que diminui a chance de conflitos e, consequentemente, episódios de intolerância e violência”, explica Jussara.

Construção coletiva da paz

Mais 12 escolas passarão a contar com a ferramenta a partir da formação deste grupo, constituído por professores, coordenadores, orientadores e diretores, que terão 20 horas/aula, a partir desta terça-feira (8) até quinta (10). Nesta semana, a instrutora se reuniu com os participantes para introduzir conceitos da Justiça Restaurativa, que tem como norte oportunizar a construção coletiva de ambientes mais harmônicos e seguros, ao colocarem frente a frente quem compartilha a rotina nos educandários para fortalecer os vínculos, resolver conflitos e consolidar a paz nos espaços escolares.

“É mais sobre ouvir do que falar; e isso traz resultados. Evidenciamos na prática, quando os jovens expressam seus medos e se sentem valorizados ao serem escutados”, destaca Jussara. Ela assinala que a metodologia é inspirada nos povos indígenas, que sentam em círculos para trocar conhecimento e tomar decisões, onde todos têm oportunidade para se manifestar.

Resultados que entusiasmam  

Lorena Pinho e Ellen de Borba inscreveram-se na capacitação, motivadas pelo resultado dos círculos nos educandários em que trabalham. As educadoras estão entusiasmadas a ampliá-lo. “Notamos diferença nas turmas com adolescentes, que gostaram da atividade e pediram por outras”, conta Lorena, vice-diretora da Emef Santa Irene, do Pestano. O reflexo positivo da Justiça Restaurativa no âmbito da educação também foi constatado pela professora Ellen, da Emef Francisco Caruccio, também do Pestano.

Lorena conheceu os círculos na escola em que trabalha e agora quer ampliar o trabalho de prevenção à violência – Foto: Igor Sobral

“Temos exemplo de melhora no relacionamento entre alunos e professora, e também casos onde o rendimento escolar aumentou”, acrescenta. A instrutora Jussara Cruz esclarece que a expectativa é ter cerca de cem servidores do Município habilitados em Justiça Restaurativa, envolvendo profissionais de outras áreas, com vistas a expandir o método em outros serviços públicos.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

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pacto pelotas pela paz, círculos de construção da paz, justiça restaurativa, diálogo, escolas, prevenção à violência

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