Pesquisa visa conhecer os problemas nutricionais do Brasil das crianças de até seis anos
Por Carol Quincozes 12-12-2024 | 15:39:25
Pelotas participará, até o mês de março de 2025, do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) 2024, pesquisa realizada em diversas regiões do país que pretende auxiliar no conhecimento sobre a situação atual dos problemas nutricionais no Brasil. Um dos objetivos principais é avaliar o cenário após a pandemia de Covid-19, já que a perda de renda e a redução do acesso a serviços de saúde afetaram diretamente o estado nutricional do público infantil.
Estima-se que o Ministério da Saúde deverá visitar mais de mil famílias com crianças de até seis anos no Rio Grande do Sul. Além de Pelotas, farão parte da pesquisa os municípios de Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão. A iniciativa é conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os entrevistadores estarão identificados com camiseta e crachá. Durante a visita, será realizada entrevista com as mães ou cuidadores, com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar. A segunda etapa consiste na medida de peso e altura das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por fim, é agendada uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e das crianças maiores de seis meses.
A família irá receber, gratuitamente, todos os resultados dos exames de sangue e avaliação de peso e altura.
A pesquisa visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães. O Enani dispõe ainda de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população - 0800 888 0022.