Aulas de marketing pessoal, vendas, princípios e valores serão destinadas a 30 adolescentes do Navegantes. Ambiente idealizado pela Prefeitura busca dar oportunidades e novas perspectivas à juventude pelotense
25-07-2019 | 17:27:09
A tarde fria e chuvosa desta quinta-feira (25) não foi impedimento para que 30 meninas e meninos do Navegantes comparecessem a mais uma aula no Espaço de Referência para Juventude, junto ao Cras São Gonçalo – um dos projetos do Pacto Pelotas pela Paz que aposta no protagonismo juvenil para reduzir a criminalidade do Município, através de oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos. A sala lotada mostra que a ideia foi bem recebida pela comunidade e, sobretudo, que o espaço é encarado pelos adolescentes como uma oportunidade para mudarem as suas vidas.
Pacto pela Paz prepara 105 jovens ao mercado de trabalho
Espaço da Juventude abre novas oportunidade no Navegantes
Atualmente, 130 jovens, entre 14 e 24 anos, são capacitados em cursos de técnica de vendas, recepcionista, atendente de portaria, frentista e arrumador de cargas. Paralelo a isso, uma oficina com temas como empreendedorismo, liderança, produção de currículo e apresentação em entrevistas de emprego e preparo para o mercado de trabalho vem sendo desenvolvida com outros jovens do Navegantes – o conteúdo assemelha-se ao do Start: projeto do Pacto que já formou 230 moradores do Getúlio Vargas, Sítio Floresta, Colônia Z3, Areal, entre outros.
Gerido pelo Município, o local – reformado pelo projeto Mão de Obra Prisional (MOP) da Prefeitura – também busca a parceria com instituições e empresas dispostas a contribuir para a iniciativa. Uma delas foi oficializada nesta quinta com os advogados Thiago Schabbach e Anderson Timm, integrantes da Embaixada Geração de Valor, que conheceram o trabalho do Pacto através do idealizador do projeto, Pablo Salomão, e entusiasmaram-se para colaborar com oficinas e doação de equipamentos.
Marketing pessoal, vendas, inglês básico e princípios e valores serão algumas das temáticas desenvolvidas com os jovens. Além da preparação para enfrentar o mundo do trabalho, os sócios também entregaram uma televisão, um notebook, dois computadores e um aparelho de datashow (projetor) – recursos tecnológicos que vão possibilitar novas práticas pedagógicas no local.
“A parceria simboliza um pontapé inicial para algo muito bom que vai acontecer no Espaço e no âmbito do Banco de Oportunidades”, ressaltou Salomão. O coordenador da iniciativa também explica que este formato de oficinas será replicado em outras regiões de Pelotas, a fim de levar a formação acerca do mercado de trabalho para mais jovens pelotenses – uma maneira de complementar a expandir as ações do Start nos bairros.
“Acredito que dar uma oportunidade para os jovens terem uma referência é o que vai fazer a diferença na vida deles. Já tínhamos ouvido falar do Pacto, mas quando conhecemos melhor os projetos, logo nos interessamos e decidimos contribuir de alguma forma”, afirmou Schabbach, reconhecendo a iniciativa da Prefeitura. Os advogados também se comprometeram a oferecer vagas de emprego em sua empresa para alunos do espaço.
A ação integra o Banco de Oportunidades e visa capacitar jovens da periferia e prevenir a violência no Navegantes. A ideia do local surgiu após a realização do Projeto Start, no Cras, em 2018, quando o Município percebeu a necessidade de promover atividades que estimulassem os adolescentes do bairro, aproveitando o prédio público que poderia ser melhor utilizado. Onze apenados, integrantes do projeto MOP, do Pacto, foram responsáveis pela pintura, troca da parte elétrica, conserto de paredes e telhado, limpeza de aberturas, vidraças e paredes.