Empresas explicam os processos de seleção aos jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho
05-06-2019 | 14:22:26
A terceira turma do Projeto Start aproxima-se do encerramento das aulas do curso, que busca preparar jovens entre 14 e 24 anos para o primeiro emprego. Nestes últimos encontros, participam representantes de empresas parceiras do Pacto Pelotas pela Paz, que compartilham suas experiências no mercado de trabalho e já fazem uma aproximação com os novos talentos, pretendentes às vagas de estágio e aprendiz.
Alunos do Projeto Start preparam apresentações para empresas
Começam as aulas da terceira turma do Projeto Start
Oportunidades: a base para quebrar o ciclo de violência
O Macroatacado Treichel esteve na última aula do núcleo Pestano, que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio. Neidamar Borges e Emerson Gonçalves explicaram os processos de contratação e como é o trabalho dos 22 jovens que atuam na empresa; dez deles são formados das duas primeiras turmas do Start.
“Eles estão se destacando pelo esforço e boa comunicação, com os clientes e a equipe. É uma satisfação dar essa oportunidade e poder participar dessa ação da Prefeitura”, afirmou o gerente Emerson. Estar sempre se capacitando e dando seu melhor, agarrar todas as oportunidades e não desistir foram alguns dos conselhos dados aos alunos.
Após a conversa inicial, os alunos fizeram apresentações em que puderam mostrar um pouco das habilidades aprendidas ao longo dos seis módulos do projeto. Além do lado profissional, alguns dos jovens apostaram no lado artístico, criando teatros para abordar os percursos do mercado de trabalho e as expectativas para o futuro.
O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que promove oficinas de esporte, artes e profissionalização, além de captar vagas de trabalho. Até o final de maio, 873 oportunidades foram captadas dentro da iniciativa.
Desse expressivo número, 399 são alunos ou ex-alunos do Start – dos quais 31 estão empregados -, 70 participam de oficinas do CIEE, 20 de aulas de Muay Thai e Jiu-jitsu, 15 de cursos sobre a produção dos doces tradicionais de Pelotas, 20 de aulas de capoeira, entre outras atividades.
O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididas em seis módulos, as aulas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.
A primeira turma, composta por 55 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3, se formou em setembro de 2018; a segunda, com 70 alunos dos núcleos Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal, em dezembro. As aulas têm duração de dois meses e contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto.
Nesta terceira edição, o sistema escolhido para a participação foi a inscrição dos interessados, e não a indicação de dentro dos educandários-sede. As aulas são realizadas nas escolas Francisco Caruccio, Joaquim Duval e Assis Brasil.
Uma quarta turma do Start já foi confirmada para o segundo semestre e o primeiro núcleo definido. Será na Vila Princesa, e alguns jovens já puderam se inscrever para as aulas durante a última edição de O Bairro da Gente.