
Pelotas promove Conferência da Cidade com foco na participação popular e construção coletiva
Na sexta-feira e sábado (27 e 28), a população pelotense é convidada a participar de um importante espaço de diálogo e construção democrática: a Conferência da Cidade. O evento será realizado no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) - rua Gonçalves Chaves, nº 373, e é aberto a todos que desejam contribuir para o desenvolvimento de uma cidade mais justa, sustentável e inclusiva.
A Conferência propõe a escuta das demandas populares, a reflexão conjunta sobre os desafios urbanos e a formulação de propostas que possam nortear políticas públicas em diversas áreas. Durante dois dias, moradores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e integrantes do poder público estarão reunidos em um processo de construção coletiva voltado ao bem comum.
Um dos destaques da programação será a participação do arquiteto, urbanista e economista João Sette Whitaker Ferreira, que fará a palestra de abertura na sexta-feira (27). Professor titular e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), Whitaker é pesquisador sênior do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) e membro do Comitê Assessor da ONU-Habitat para a redação do Relatório Mundial sobre as Cidades de 2026. Foi também secretário de Habitação do Município de São Paulo, em 2016, durante a gestão do então prefeito Fernando Haddad.
Conferência ocorre no final desta semana. Fotos - Divulgação
“A Conferência da Cidade representa um marco para a retomada do planejamento urbano em Pelotas, com base na participação popular. Nosso objetivo é garantir que todos os setores da sociedade estejam representados, especialmente as camadas mais populares”, destaca o secretário de Urbanismo, Otávio Peres. “Essa construção coletiva já é um sucesso, pois se consolidou desde a formação da comissão organizadora até as pré-conferências realizadas nos bairros.”
A construção da Conferência vem sendo feita desde as pré-conferências realizadas anteriormente, que possibilitaram o envolvimento direto da população nas discussões sobre os principais desafios de Pelotas. Agora, na etapa final, o encontro reunirá todas essas contribuições em uma programação intensa, que combina debates, grupos temáticos, plenária final e eleição de delegados.
Confira a programação completa:
Sexta-feira – 27/06
18h – Credenciamento
19h – Mesa de abertura com autoridades
20h – Painel temático e palestra de abertura com João Sette Whitaker Ferreira: Ambiente, Espaço e Sociedade
Sábado – 28/06
8h30 – Abertura – Sínteses das Pré-conferências e dos Territórios
9h30 – Trabalho em Grupos Temáticos
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Plenária final com retorno dos grupos
15h – Eleição de delegados
16h – Aprovação do documento final
As inscrições podem ser feitas pelo link:
Notícias Relacionadas

Prefeitura está atenta à questão de adulteração de bebidas

Prefeitura se reúne com moradores da Barra para ajustes na rota do ônibus

Pelotas sediará Plenária da Cúpula dos Povos no Bioma Pampa Região do Extremo Sul

Pelotas é contemplada com R$ 54 milhões no PAC mobilidade urbana