Ação integra as estratégias preventivas previstas pelo Pacto Pelotas pela Paz
09-04-2019 | 11:11:27
Durante o mês de abril, as escolas de ensino fundamental do Município se reunirão para tratar do Plano Anual de Prevenção à Violência Escolar – ação que integra o Pacto Pelotas pela Paz. Nos encontros, que ocorrem por zoneamento, os representantes das Comissões de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) e da equipe diretiva dos educandários também abordarão os fluxos de encaminhamento a crianças e adolescentes vítimas de violência e as Fichas de Comunicação de Aluno Infrequente.
Nesta terça-feira (9), o encontro reuniu instituições do Centro, Porto e Laranjal, no Casarão 6, da praça Coronel Pedro Osório. Através da metodologia da Justiça Restaurativa – também prevista nas estratégias preventivas do Pacto – o grupo participou de um círculo de construção da paz, onde os participantes puderam expor suas dúvidas e contribuições referentes ao tema.
Nesta quarta (10), a reunião será com representantes das escolas do Areal e, na quinta (11), dos educandários da zona rural.
Plano de prevenção à violência escolar será aplicado nas escolas em 2019
Violência contra menores deve ser notificada imediatamente
Comissão formada por alunos, professores, pais, membros da comunidade, funcionários e orientadores educacionais que, juntos, buscam identificar situações de violência, planejar formas de prevenção e estimular a fiscalização por parte da comunidade, a fim de que todos zelem pelo ambiente escolar.
Documento que servirá como um guia para incentivar a paz nos ambientes escolares e lidar com os conflitos existentes. Em 2019, as 60 escolas de Ensino Fundamental (Emefs) de Pelotas aplicarão o plano, que deve mobilizar toda a comunidade escolar – pais, professores e alunos –, a fim de combater os comportamentos agressivos, discriminatórios e abusivos.