Seis mães participaram do último encontro, mediado pela facilitadora Verônica Passos
14-11-2018 | 18:15:48
Paciência, união, carinho e respeito foram alguns dos valores aprendidos pelas seis mães que finalizaram nesta quarta-feira (14), a última sessão da metodologia Act – Criando Crianças Seguras, na Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, localizada no Simões Lopes.
Foram oito sessões ao total, que buscaram ensinar a importância da educação positiva, do exemplo, da responsabilização, da recompensa e da punição sem o uso da violência. Curiosa para ver de perto os resultados conquistados pelo grupo, a prefeita Paula Mascarenhas assistiu a uma sessão do método sócio emocional pela primeira vez.
Depois de ouvir as histórias e se emocionar com o relato de cada uma, Paula entregou às participantes um certificado, comprovando que “já são mães melhores apenas por tentarem quebrar o ciclo da violência e estabelecer um ambiente mais saudável para criar os pequenos”, definiu a chefe do Executivo durante o ato.
“Perceber a transformação na vida dessas famílias através dos depoimentos das mães nos dá uma alegria enorme, pois queremos viver em uma cidade mais segura e com pessoas felizes. Mas, para isso, precisamos que nossas crianças cresçam felizes e seguras”, disse a prefeita no encontro.
As mães também tiveram a oportunidade de relatar, na sessão mediada pela facilitadora Verônica Passos, as mudanças observadas ao longo da semana no relacionamento familiar. Entre os comportamentos notados por Terena, Mariane, Tais, Paloma, Deise e Nataniele, foram destacados como positivos o respeito às regras de convívio, brincadeiras sem brigas ou birras com os amiguinhos e irmãos, além do controle da raiva ao receber um não.
Elas também falaram sobre as recompensas oferecidas após os bons comportamentos: demonstrações de carinho, passeios e trocas de experiência, foram apenas algumas delas. Para a facilitadora Verônica, está nesse reconhecimento a maior prova de que elas aprenderam a entender e valorizar os filhos.
"A partir do momento que vocês mudam de comportamento, os filhos também mudam. Vocês precisam ser exemplo e estão percebendo isso", comentou Verônica sobre os resultados.
Outro momento de comoção durante a reunião foi a abertura da Caixa dos Sonhos, onde cada mãe depositou seus desejos e sonhos para o futuro das suas crianças. Ao acessarem a caixa, começaram a perceber o quanto evoluíram ao longo dos encontros e se emocionaram com a carta escrita na sessão inicial.
No encerramento, as seis mães moradoras do Simões Lopes, Fragata e Ceval produziram desenhos utilizando massa de modelar em representação ao aprendizado proporcionado nos encontros do Act. Algumas das mulheres precisaram levar os filhos para a sessão, e, para que pudessem participar com tranquilidade, a professora do projeto Vida Ativa, Cristina Soares, promoveu atividades lúdicas e recreativas para as crianças enquanto o encontro ocorria.
A última sessão do Act na Emei Monteiro Lobato contou também com a presença da coordenadora do projeto pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Alicéia Ceciliano, que agradeceu a cada um dos envolvidos no desenvolvimento e construção dos encontros. O assessor especial do Gabinete da prefeita, Samuel Ongaratto, também acompanhou a atividade.
O Act - Criando Crianças Seguras integra o eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz, através das estratégias do programa Escola da Paz. A partir do mês de março do próximo ano, a metodologia irá se tornar política pública, dedicada à Primeira Infância, com cerca de 13 educandários sediando as sessões.