ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita entrega kits a gestantes de Pelotas

No total são 596 conjuntos com roupas e acessórios para bebês que estarão disponíveis nos Cras a partir da próxima semana

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 24-04-2024 | 18:45:06

A prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega simbólica de bolsas de maternidade a sete gestantes nesta quarta-feira (24) no Mercado Central. A partir da próxima semana os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) organizarão a distribuição para outras mães. São ao todo 596 kits doados pelo governo do Estado a Pelotas, cada um com uma bolsa, um cobertor, dois macacões curtos, dois macacões longos, dois bodies, dois culotes, um casaquinho com capuz, quatro pares de meias e uma toalha com capuz.

Fotos: Gustavo Vara

Paula avaliou que a preparação para a chegada de um bebê exige muito investimento afetivo e financeiro, e que esse era um presente para as mães, para facilitar o momento. Ela lembrou do projeto Mãe Pelotense, da Secretaria de Saúde (SMS), que inspirou o Mãe Gaúcha. A iniciativa local oferece um enxoval para as mães em troca do acompanhamento pré-natal, para que se evite nascimentos prematuros e mortes de bebês. O projeto, que perdeu forças com a pandemia da Covid 19, agora será retomado “com força total”, garante a prefeita. “Nós queremos que os bebês nasçam saudáveis e possam ir para casa o quanto antes”, disse. Às gestantes presentes, desejou “um parto tranquilo, que os bebês tragam muito amor e coisas boas pra vocês”, concluiu.

Fotos: Gustavo Vara

O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, que acompanhou a prefeita no ato, confirmou que a partir da próxima semana as gestantes podem entrar em contato com os Cras. Para o cadastro é necessário apresentar a carteira pré-natal, integrar o Cadastro Único e ter, pelo menos, 28 semanas ou um bebê recém-nascido. A prioridade será para mães inseridas no Bolsa Família ou que estejam na lista do programa e para as que são atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz (PCF). “É um carinho que o governo do Estado faz às mães, por meio de nós”, afirmou Bundchen. Se atendidas todas as mães inseridas nesses critérios e ainda houver kits disponíveis, serão contempladas as com menos tempo de gestação, inicialmente 27 semanas, depois 26, e assim por diante.

Fotos: Gustavo Vara

A gestante Karina Tavares foi até o Mercado com a mãe, Geovana Duarte, para buscar o seu kit. Mãe de uma menina de cinco anos, ela está à espera um menino. “Doei todas as roupas da minha filha quando ela deixou de usar”, disse. Geovana explicou que na comunidade e na igreja, o que não serve para uma pessoa, serve para outra, por isso roupas e brinquedos vão passando de uma família para outra. E o espírito de solidariedade vai e volta: assim como doaram itens que filhos e netos não usavam mais, já receberam doações de outras. “A gente vai arrecadando tudo que pode e deixa pra comprar no fim só o que não conseguir”, afirmou Karina.

Fotos: Gustavo Vara

Confira como entrar em contato com os Cras

Cras Areal – avenida Domingos de Almeida, 813, Areal. WhatsApp 53.3199-8862

Cras Centro – rua Gonçalves Chaves, 407, Centro. WhatsApp 53.3199-8189.

Cras Fragata – avenida Duque de Caxias, 734, Fragata. WhatsApp 53.31998827

Cras São Gonçalo – rua Darci Vargas, 212, Navegantes. WhatsApp 53.31998867