Durante a cerimônia, empresários locais também aderiram ao Pacto através do Banco de Oportunidades
03-07-2018 | 17:09:22
A instalação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) nas instituições educacionais do Município teve mais uma etapa concluída, nesta terça-feira (3). Em cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o termo que regulamenta a criação das Cipaves em cada uma das 60 escolas municipais de Ensino Fundamental e Médio.
Durante o evento, empresários locais também aderiram ao Pacto Pelotas pela Paz. Eles passarão a oferecer formação profissional e vagas para Jovem Aprendiz, por meio do Banco de Oportunidades.
Durante o ato, a chefe do Executivo destacou a importância das comissões para a redução dos índices de violência no meio escolar. A partir da assinatura do termo, os gestores terão uma ferramenta – com resultados comprovados - para atuar diretamente no problema.
“Apostamos nas Cipaves com o mesmo objetivo que o governo do Estado e a Prefeitura de Caxias do Sul, quando implantaram a proposta nas escolas. Queremos enfrentar as dificuldades e criar soluções com o apoio de professores, alunos e a comunidade”, afirmou a prefeita ao se referir a composição das comissões.
A diretora da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Deogar Soares, Maria Angélica Crizel, representou todas as instituições educacionais que receberão a iniciativa. Em sua fala, relatou a experiência com a violência dentro das salas de aula e afirmou ter esperança na atuação das comissões para que os estudantes e educadores sintam-se mais seguros.
“Devemos acreditar nesse projeto, pois nós que vivemos a violência dentro das escolas sabemos como é difícil. Todas as oportunidades que surgirem para colaborar devem ser levadas a sério”, destacou a diretora da escola do bairro Dunas.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Idemar Barz, a secretária de Saúde (SMS), Ana Costa, o secretário executivo do Pacto, Samuel Ongaratto, a coordenadora das Cipaves e representante da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), Dóris Noronha, e os consultores do Instituto Cidade Segura Tamara Biolo e Alberto Kopittke.
A solenidade de criação das Cipaves também contou com outro momento, quando empresários locais assinaram o termo de adesão ao Pacto Pelotas pela Paz. Ao abraçarem a causa, comprometem-se a contratar jovens aprendizes – indicados pelo programa Cada Jovem Conta, através do Banco de Oportunidades – e a oferecerem cursos profissionalizantes para a qualificação desses estudantes.
A Lifemed, empresa que desenvolve equipamentos para a área da saúde, foi uma das passaram a integrar o Pacto. Para o diretor da companhia, Eloi Tramontin, a oportunidade permite colaborar na formação profissional e pessoal desse aluno. A instituição costuma oferecer vagas em Jovem Aprendiz e incorporar os alunos ao final dos cursos. Ao aderir ao Pacto, pretende fazer o mesmo.
“Acreditamos na importância do Pacto para todos que sofrem com o aumento da violência. O jovem desocupado torna-se um problema social e a Lifemed se solidariza com o processo, por isso leva esse estudante para dentro da empresa com o objetivo de capacitá-lo e transformá-lo em um cidadão responsável”, afirmou o empresário Eloi Tramontin.