Prefeitura e Estado instalam estação hidrometeorológica na Z3
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SDC), e o governo do Estado, sob responsabilidade da 4ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CRPREDEC), instalaram na manhã desta sexta-feira (24), na Colônia de Pescadores Z/3, a primeira estação hidrometeorológica do município. O equipamento deve entrar em operação até o fim de dezembro. Além desta, outras duas estações estão previstas - uma nas margens do arroio Pelotas e outra na eclusa do canal São Gonçalo, na divisa com o Capão do Leão, que vai medir também as chuvas na região da lagoa Mirim.
““É um importante instrumento para a nossa cidade, porque ao nos fornecer informações climáticas em tempo real, estaremos melhor aparelhados para nos preparar e organizar um plano de contingência quando for necessário”, disse o prefeito Fernando Marroni.
O secretário de Defesa Civil, Milton Martins, que acompanhou a instalação na Colônia Z/3, disse que o equipamento vai fornecer informações como intensidade e volume de chuva, medir a umidade do ar, o índice de raios ultravioletas e também a intensidade e direção dos ventos. A estação foi colocada nos fundos do terreno do Restaurante da Gi, que cedeu parte do espaço para receber a estrutura. A localização foi definida pela Prefeitura durante reuniões periódicas com especialistas da UFPel no âmbito do Grupo de Ação de Resposta Rápida, que reúne representantes de diversas secretarias. Os recursos para aquisição são do governo do Estado.