ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Projeto da SMS trata dos cuidados com recém-nascidos

Escola de Mães e Avós reuniu gestantes e puérperas na UBS Bom Jesus

01-10-2018 | 10:12:58

      Os cuidados necessários à saúde dos recém-nascidos foram tema do quarto e último encontro da ‘Escola de Mães e Avós’, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus, que reuniu cerca de dez gestantes e puérperas da região, na sexta-feira (28). A extensão do programa Mãe Pelotense, que integra as ações do Pacto Pelotas Pela Paz, busca promover uma roda de conversa, unindo conhecimentos científicos dos profissionais de saúde aos das famílias, que são repassadas através das gerações.

Fotos: Vicente de Britto

      À espera de Mirella, sua segunda gestação, Manoela Macedo dos Santos admite que, mesmo com a experiência, vê na Escola uma oportunidade para trocar informações e se preparar para a chegada do bebê.

“O projeto é maravilhoso e muito produtivo. Falo sobre dúvidas que, às vezes, não consigo conversar com o médico na consulta. Compartilhar com outras mães e gestantes, que vivem o mesmo momento que eu, também é ótimo”, disse Manoela.  

      De forma descontraída e espontânea, todas as gestantes experientes e mães ‘de primeira viagem’ viram na ocasião uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e sanar dúvidas. A enfermeira e integrante da coordenação do projeto, Carla Borges, salientou a importância do cuidado pré, durante e pós-natal, e de como a troca de informações é capaz de empoderar estas mulheres.

“Todo este cuidado refletirá em um crescimento saudável do bebê, em uma mãe mais segura e na união do núcleo familiar. Isso incentiva que esta criança seja acolhida, tenha uma carteira vacinal em dia, entre na escola mais preparada e, consequentemente, se mantenha distante da violência. Semeamos hoje para colher amanhã”, reforçou Carla.

      No encontro, foram abordados a importância do aleitamento materno, os motivos que causam o choro do bebê – como fome, a necessidade de trocar a fralda e alguma reação à vacina –, a qualidade e quantidade normais das eliminações (urina e fezes), a depressão pós-parto e, ainda, o cuidado necessário ao coto umbilical. Carla apontou a importância de mantê-lo sempre seco e higienizado, impedindo alguma infecção.

“Algumas mães têm dúvidas em relação à frequência dos banhos. Explicamos que não há problema em dar mais de um por dia, quando necessário, desde que cuidem as correntes de ar e a temperatura da água – que não pode ser nem muito quente e nem muito fria”, recomendou a enfermeira.  

Mitos e verdades

      A ocasião também foi oportunidade para esclarecer alguns mitos, que vêm sendo transmitidos de geração para geração, mas que não são aconselhados pelos profissionais de saúde, como alimentos ou bebidas que incentivam a produção de leite, a colocação de álcool na água do banho ou de moedas e faixas na região do umbigo do recém-nascido.

A Escola

      É um projeto itinerante da Secretaria de Saúde que trabalha a inserção da criança no contexto familiar, estimula laços afetivos, corresponsabiliza pais e responsáveis, além de fortalecer o vínculo das famílias com as equipes de saúde. 

      Em quatro encontros, fala sobre as mudanças físicas e psicológicas referentes à fase gestacional, os tipos de parto, a importância de exames e vacinas à saúde do bebê e da mãe, a depressão pós-parto, a relevância de uma rede familiar que apoie esta gestante, além de direitos garantidos a elas por lei. A Escola integra o eixo preventivo do Pacto, através do programa Infância Protegida.  

      Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

escola de mães e avós, pacto pelotas pela paz, infância protegida, recém-nascidos

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%