Jovens do Laranjal, Getúlio Vargas e Navegantes participam de capacitação para o primeiro emprego
01-10-2018 | 11:57:28
A segunda-feira, 1º de outubro, começou diferente para 45 estudantes do Laranjal. Eles integram a segunda turma do Projeto Start, do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, voltado à capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Os núcleos Getúlio Vargas e Navegantes também iniciam as aulas nesta semana.
O número de vagas no Projeto foi expandido nesta etapa, uma vez que a turma será a última a ter os encontros ainda em 2018, explicou o coordenador do Banco de Oportunidades, Pablo Salomão; os núcleos passaram de cerca de 30 alunos, para mais de 40.
“Queremos aproveitar ao máximo esses próximos dois meses de atividades, formando um maior número de jovens. Outra mudança é que agora eles são avaliados desde o primeiro encontro, e todas as atitudes influenciam na indicação para o primeiro emprego”, disse Salomão.
No auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS), entre os adolescentes de 13 e 17 anos incompletos, o clima era de ansiedade. Na primeira aula todos devem se apresentar aos demais e superar a barreira de falar em público, mas a vergonha é o maior impedimento na realização de uma tarefa, aparentemente, fácil. Morador do Balneário dos Prazeres, Osvaldo Lopes, 15 anos, foi o primeiro a superar o obstáculo e, em dez segundos de coragem, contar sobre suas qualidades, defeitos e em quem quer se tornar. “Temos que encarar o medo. Eu não desisto e não gosto de perder”, afirmou.
Dentro do Start, os adolescentes em situação de vulnerabilidade social terão cinco encontros para apreender como desenvolver currículos, trabalhar em equipe, se portar em uma entrevista de emprego, empreender e melhorar a comunicação, entre outras atividades promovidas na parceria da Prefeitura com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Nas três aulas finais os estudantes devem criar um projeto de intervenção, que impacte suas comunidades, e apresentá-lo em público.
A implementação das oficinas é articulada por meio do Banco de Oportunidades, do programa Cada Jovem Conta, que já captou 460 vagas em oficinas de arte, esporte e emprego – 35 dentro do Jovem Aprendiz, em que conta com apoio do setor privado. No início de setembro, 55 adolescentes do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 se formaram na capacitação, e nove deles já estão empregados.
Interessados em participar da iniciativa podem procurar a Secretaria de Assistência Social - localizada à rua Marechal Deodoro, 404 – e se inscrever no Banco de Jovens Talentos do município, que registra qualquer jovem entre 14 e 24 anos. É feita uma seleção entre os cadastrados, com base em quesitos como a renda, para definir o encaminhamento às vagas.