Ações de prevenção à violência, voltadas à primeira infância e à juventude, são responsáveis por criar lares mais seguros e capacitar adolescentes ao mercado de trabalho
Por Ascom 06-09-2019 | 14:23:43
O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros e o Projeto Start, do Pacto Pelotas pela Paz, foram apresentados a representantes da unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) em Pelotas, nesta sexta-feira (6), pelos coordenadores das iniciativas, Alicéia Ceciliano e Pablo Salomão, respectivamente. No Centro Comunitário de Assistência Social, ambos introduziram as metodologias e objetivos das ações, que têm em comum o intuito de prevenir a violência e diminuir os índices de criminalidade no município.
Pacto pela Paz: programa para educar sem violência capacita 95 famílias
Projeto Start dá início à capacitação da quarta turma
Os bons resultados dos projetos também foram explanados pela dupla. No caso do ACT, Aliceia frisou que Pelotas foi a primeira cidade do mundo a implantar a iniciativa – presente em 14 países – como política pública, em escolas e centros de assistência social. Desde seu lançamento na cidade, 218 famílias, de todos os bairros da cidade, foram beneficiadas com o projeto; neste semestre, outras 108 estão sendo alcançadas pela iniciativa.
Salomão enfatizou que o Start já preparou 230 jovens do Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano e Centro ao mercado de trabalho, através de aulas que abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas. Neste mês, a quarta turma do projeto começou: são 120 alunos matriculados em três turmas: no Colégio Pelotense, no Espaço de Referência para a Juventude e na Emef Antônio Ronna.
Os representantes da LBV ficaram encantados com as iniciativas, de acordo com Alicéia, que destinará vagas nos grupos atuais do ACT para pessoas atendidas pela associação.
O coordenador do Start também comprometeu-se em voltar à entidade para conversar com os jovens sobre o projeto. A LBV é uma associação sem fins lucrativos, beneficente e filantrópica, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social. Nesta quinta (5), a coordenadora do ACT também apresentou o programa no Conselho Tutelar.