ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Reunião operacional articula ações das forças de segurança

Encontro semanal proposto pelo Pacto Pelotas pela Paz é oportunidade para avaliar as recentes ações e planejar as futuras intervenções

14-02-2019 | 09:17:21

Vinte componentes das forças de segurança e fiscalização de Pelotas reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (13), na sede da Guarda Municipal (GM), para avaliar o desempenho das Operações Integradas do último final de semana e, também, com o objetivo de planejar as ações dos próximos dias. O encontro ocorre semanalmente, de forma itinerante, integrando as instituições envolvidas no Pacto Pelotas pela Paz e dando enfoque ao trabalho executado pelos efetivos ao longo da semana.

Fotos: Igor Sobral

A articulação das futuras ações foram debatidas por agentes de trânsito, representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal que apresentaram os dados referentes ao último final de semana de atuação. De sexta a domingo, cerca de 40 agentes de segurança e 20 viaturas foram mobilizadas para o policiamento preventivo nas zonas rural e urbana da cidade, resultando na autuação de quatro veículos e na prisão de duas pessoas, além da abordagem a pessoas e veículos – trabalho realizado em 18 horas.

O major Márcio André Facin, subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, salientou a importância da união e integração dos órgãos de segurança e mencionou os 29 anos da GM completados no sábado (9). “Não é qualquer Guarda no País que está inteiramente integrada com as demais instituições de segurança como a de Pelotas está”, cumprimentou Facin, que também apontou como fundamental a participação da Polícia Civil, representada na reunião pela titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a delegada Márcia Chiviacowsky.   

O planejamento da semana inclui o alinhamento operacional do efetivo nas próximas ações e, principalmente, em eventos que atraem grande tráfego de veículos e pessoas, como jogos de futebol e festas aos finais de semana.

As rondas escolares foram destacadas pelo secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, que mencionou a presença dos agentes no entorno dos educandários particulares, que já iniciaram o seu ano letivo. “Já planejamos a atuação no começo das aulas das escolas municipais, no dia 25 de fevereiro”, acrescentou Al-Alam.

A zona rural também foi pauta da reunião nesta quarta. A proposta do grupo é ampliar a frequência das Operações Integradas na Colônia de Pelotas, a fim de elevar a sensação de segurança da comunidade, além de prevenir e coibir delitos no Município.

Tags

operações integradas, pacto pelotas pela paz, desempenho, futuras ações

Carregando 0%
Carregando 0%