Sanep qualifica abastecimento pela ETA São Gonçalo
Com o objetivo de ampliar a capacidade de abastecimento de água pela Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, em preparação para a chegada do verão, o Sanep executa melhorias no sistema. A autarquia concluiu, na última semana, o desassoreamento do canal responsável pela captação de água bruta proveniente do canal São Gonçalo. Além disso, realiza a reforma geral do equipamento que viabiliza o bombeamento de água tratada até a cidade e instala agitadores eletromecânicos para tornar mais eficiente o processo de adensamento do lodo gerado na operação da unidade.
Trabalho amplia o volume de água bruta no ponto de captação. Fotos: Divulgação
O canal de captação de água bruta para tratamento na ETA São Gonçalo possui 1,8 quilômetro e, em decorrência da enchente de 2024 e da ação do tempo, apresentava acúmulo de areia e resíduos sólidos. Antes da intervenção, havia trechos com 0,80 metro de profundidade. Após a limpeza completa, toda a extensão da estrutura passou a ter lâmina de água de 2 metros, mais que o dobro do volume anterior. O diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, destacou a importância de garantir maior capacidade de atendimento à população durante os meses mais quentes.
“O período de verão é o mais desafiador para o sistema de abastecimento. Por isso, realizamos um grande esforço na preparação. Com o trabalho feito na ETA São Gonçalo, ampliaremos a distribuição de água tratada para a cidade com maior estabilidade e eficiência operacional”, afirmou.
A ETA São Gonçalo integra o complexo de cinco estações de tratamento operadas pelo Sanep, junto com as ETAs Moreira, Quilombo, Santa Bárbara e Sinnott. As unidades são responsáveis pela produção de mais de um milhão de litros de água potável por dia. A água bruta é captada nos arroios Moreira, Pelotas, Quilombo e Santa Bárbara e no canal São Gonçalo, passando por tratamento antes da distribuição. O sistema de abastecimento conta ainda com 24 reservatórios e 1,1 mil quilômetros de tubulações.