Rede municipal inicia atividades em 23 de fevereiro com 94 escolas, mais de 3,6 mil professores e criação de centro voltado à qualificação das políticas educacionais

SME acolhe equipes diretivas e projeta ano letivo 2026

Rede municipal inicia atividades em 23 de fevereiro com 94 escolas, mais de 3,6 mil professores e criação de centro voltado à qualificação das políticas educacionais

Por Tatiana de la Torre 20-02-2026 | 09:39:05
Tags: Educação , Aulas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, nesta quinta-feira (19), o encontro de acolhida às equipes diretivas das escolas municipais, marcando o início oficial do ano letivo de 2026, cujas aulas começam na próxima segunda-feira (23). O evento reuniu gestores escolares, equipe técnica da Secretaria e representantes institucionais, com foco na organização das políticas públicas e administrativas para o novo período.

Durante a acolhida, foi anunciado a criação do Centro de Apoio à Gestão e Pesquisa Educacional (Ceagepe) no âmbito da SME. O novo órgão tem como finalidade fortalecer a gestão escolar democrática, qualificar as políticas educacionais da rede e desenvolver ações voltadas à formação continuada, à atualização dos Projetos Político-Pedagógicos e ao aprimoramento da qualidade social da educação pública.

O prefeito Fernando Marroni destacou que a criação do Centro representa um avanço institucional. “Estamos estruturando a Secretaria de Educação para que as decisões na educação sejam cada vez mais técnicas, planejadas e alinhadas com as necessidades reais das nossas escolas. O Ceagepe amplia o diálogo com a universidade e fortalece o sistema municipal de ensino”, afirmou.

A Portaria nº 10, de 10 de janeiro de 2026, assinada pelo prefeito, define a composição do Centro e designa o professor Mauro Del Pino, docente titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ex-secretário municipal de Educação, como coordenador do Ceagepe, ao lado da professora Gilceane Caetano Porto, também vinculada à Faculdade de Educação da UFPel. O decreto prevê a participação voluntária de especialistas da área da política educacional, sem vínculo com o Município, contribuindo tecnicamente na construção e avaliação das políticas públicas.

Participam do Ceagepe professoras vinculadas à SME: Carline Schoder Arend, Istael de Lima Espinoza, Josiane Cristina Farias Dias, Maureen Nogueira Silveira, Natália Douglas Peter, Patrícia Pinho Contreira.

Para Mauro Del Pino, a iniciativa consolida um espaço permanente de reflexão e planejamento. “O Ceagepe é um instrumento voltado à qualificação da gestão e das políticas educacionais, aproximando a Secretaria de especialistas no setor, que irão atuar de forma voluntária, sem vínculo e sem ônus ao Município. É um trabalho colaborativo, baseado em estudos e pesquisas, em diálogo com a realidade da rede”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Vitória Feldens, destacou que a reestruturação da pasta tem como eixo central a participação das equipes diretivas. “Estamos reorganizando a Secretaria com base no diálogo permanente com as equipes diretivas das escolas. A construção do novo Plano Municipal de Educação contará com a participação ativa dos gestores, porque são eles que vivenciam diariamente os desafios e potencialidades da rede. Esse processo coletivo fortalece a gestão democrática e qualifica nossas ações”, afirmou.

A rede municipal conta com 94 unidades de ensino, sendo 61 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 33 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A rede conta com mais de 3,6 mil professores, além de equipes técnicas e administrativas que garantem o funcionamento das escolas.

Fotos: Volmer Perez
Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)