Estudantes do Getúlio Vargas ainda participarão de seleção para cinco vagas de Jovem Aprendiz
05-12-2018 | 18:37:29
Preconceito, violência e desigualdade. Emprego, educação e oportunidades. As aulas do Projeto Start, ligado às ações de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, chegam ao fim essa semana, e nesta quarta-feira (5) os jovens do Getúlio Vargas apresentaram a realidade do bairro – parte de seus projetos de encerramento do curso – a dois visitantes importantes: os gerentes do Macroatacado Treichel, empresa parceira do Pacto, que anunciaram a abertura de cinco novas vagas em Jovem Aprendiz para os alunos.
Entre os 13 estudantes, divididos em quatro grupos, o clima era de ansiedade e expectativas. Nos últimos dias, as tardes foram destinadas a pesquisas e ensaios na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Menegheti, e nesta quarta foi o momento de colocar em prática todas as habilidades aprendidas ao longo do Start. Antes de começarem as apresentações eles receberam conselhos e palavras de apoio das professoras Tatiana e Raquel, como “sejam autênticos” e “fiquem à vontade”.
A segurança no Getúlio Vargas, a violência dentro dos próprios lares, o preconceito de gênero e a desigualdade social foram as temáticas escolhidas, abordadas por meio de leis, da história, exemplos e, principalmente, as experiências únicas de cada um dos 13 adolescentes. Jovem negro e pobre, Guilherme Garcia, 16 anos, falou das dificuldades de quem sente na pele o preconceito, sem esconder quem é e as suas origens. Já Vitória Silveira, 18 anos, contou sobre a discriminação por ser mulher e deixou um recado: “mais respeito pelas pessoas, pois somos todos iguais”.
Os visitantes, Neidamar Borges e Emerson Gonçalves, acompanharam de perto as histórias e receberam os currículos para a seleção. A iniciativa de ampliar o número de vagas oferecidas decorreu em função dos elogios recebidos acerca do trabalho realizado pelos jovens da primeira turma do Start empregados no Treichel.
“É uma iniciativa muito importante, uma honra fazer nossa parte e poder contribuir. Não tem como não se emocionar com as apresentações”, disse Neidamar.
O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades. Surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididas em seis módulos, as aulas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.
A primeira turma, composta por 55 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 se formou em setembro, e dez dos adolescentes já estão empregados. Com esse retorno positivo foi criada a segunda turma, composta por estudantes do Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal. Integram a iniciativa os cadastrados junto ao Banco de Jovens Talentos da Secretaria de Assistência Social (SAS) – Marechal Deodoro, 404 –, que registra qualquer pessoa entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade e que esteja à procura de uma chance, além dos adolescentes acompanhados pelo programa Cada Jovem Conta.
Confira mais fotos do Projeto Start no Flickr da Prefeitura.