ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Técnicas do ACT melhoram relação entre mães e filhos

Nesta quarta-feira (1) encerrou-se o primeiro mês de atividades da metodologia na Emei Bernardo de Souza

01-08-2018 | 17:25:20

      O controle da raiva nas crianças foi o assunto da quarta sessão do ACT – Criando Crianças Seguras, realizada na tarde desta quarta-feira (1), na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bernardo de Souza. O método que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, busca ensinar os pais a reconhecer e entender o comportamento e o desenvolvimento dos filhos, além de colaborar para a construção de relações saudáveis, baseadas no diálogo. 

Fotos: Gustavo Mansur

      No encontro dessa semana, as mães Iris Cardoso, Juliana Domingues, Graciela Soares, Rosa dos Santos e Letícia Mendes aprenderam como ajudar os filhos a lidar com momentos de estresse e revolta, através do Modelo Ideal, atividade prática que incentiva a identificação dos sentimentos e pessoas envolvidas nos conflitos, e a busca por uma solução.       

“Nessa sessão procuramos maneiras de entender e canalizar a raiva das crianças”, explicou a facilitadora Suzana Martins.

      Na reunião anterior, os pais haviam trabalhado a técnica do Repense, a fim de perceber os próprios comportamentos diante de situações do dia a dia.

      Os próximos encontros irão tratar do ensino das técnicas para outras pessoas do grupo familiar, além de maneiras corretas para educar as crianças utilizando os meios de comunicação.

As experiências em casa

      As mães que têm participado das sessões já conseguem observar conquistas no relacionamento com os filhos. Rosa, mãe da pequena Milena de 3 anos, afirmou que a relação entre as duas melhorou muito e que consegue pensar mais antes de responder aos comportamentos da filha.

Fotos: Gustavo Mansur

      Letícia, mãe de Maiele e outras seis crianças, também falou sobre o aprendizado nos encontros com a facilitadora Suzana. A principal mudança observada em sua casa foi a troca da força física em conflitos pelo diálogo, e tem esperança de que os ensinamentos aproximem cada vez mais a família.

ACT – Criando Crianças Seguras

           O método será aplicado com 220 crianças pelotenses que integram a Coorte de 2015, em um projeto pioneiro, o Estudo Piá – Primeira Infância Acolhida, desenvolvido pela Prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os resultados observados no ACT, somados aos do Conte Comigo, poderão embasar novas políticas públicas destinadas as crianças.

Tags

pacto, act, crianças seguras, sessão

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%