Doses não utilizadas pelos grupos de risco serão disponibilizadas nos postos de saúde. Por enquanto, não está previsto o envio de mais doses da vacina
31-05-2019 | 19:22:24
A campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários terminou oficialmente nessa sexta-feira (31), atingindo pouco mais de 61% do público-alvo em Pelotas. Das 125.606 pessoas incluídas no universo de imunização, apenas 76.905 tomaram a vacina na cidade. A partir de segunda-feira (3), todos os cidadãos podem ir até uma unidade de saúde para serem vacinados.
A orientação do Governo do Estado é de que o município priorize estratégias de vacinação voltados à população prioritária, cujo risco de desenvolver complicações graves é maior. Segundo Juarez Cunha, médico pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a baixa adesão à campanha não tem relação direta com o horário da abertura das unidades, mas sim com o fato de as pessoas não estarem com receio de pegar a gripe.
“As pessoas só se mobilizam quando começa a ter uma movimentação na mídia informando esses casos de doenças, em número e em casos mais graves”, afirma o especialista, lembrando que a gripe pode levar a morte. Até o momento, o Estado já registrou cinco mortes por gripe.
Fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação: gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.