ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Viratampa realiza primeira venda após adesão ao Pacto

A expectativa é de ter acumulado cerca de três toneladas de tampas plásticas. Cem mil serão destinadas aos projetos do Pacto

06-07-2018 | 08:20:23

      O Viratampa Solidária realizará a primeira venda de tampas plásticas após adesão ao Pacto Pelotas pela Paz. Voluntários se reuniram, nesta quinta-feira (5), na garagem da Secretaria de Saúde (SMS), para organizar o transporte dos materiais e encaminhá-los para comercialização. A expectativa é de ter conseguido acumular, através de doações da comunidade, cerca de três toneladas de material. 

      Deste montante, 100 mil tampas serão destinadas ao Pacto, para o trabalho de apenados que integram o projeto Mão de Obra Prisional (MOP) e às oficinas do programa Segunda Chance. O Tampart Arte Reciclável também receberá uma parte, para uso com alunos da rede municipal de ensino.

Para reunir as tampas plásticas, o grupo conta com mais de 80 pessoas entre seus apoiadores. Fotos: Adriana Rabassa

Como tudo começou

      A voluntária do projeto, Carla Soares, conta que a iniciativa enfrentou dificuldades em um determinado momento, quando precisaram mudar o local onde os materiais eram armazenados. 

      Diante do problema, o grupo de seis voluntários iniciou a busca por outro espaço e encontrou apoio na SMS , por meio da secretária Ana Costa e do presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Leandro Thurow, que ofereceu o pátio das garagens do órgão – localizadas na rua Marcílio Dias, entre a Praça Vinte de Setembro e rua Lobo da Costa – para que pudessem guardar as tampas doadas. 

“Assim surgiu a ideia de utilizar um espaço ocioso da secretaria para depositar o material, possibilitando que o Viratampa pudesse sobreviver. Foi um momento em que o projeto quase terminou pela falta de espaço. Com o apoio da Prefeitura, conseguimos continuar com a campanha”, destacou Carla, ao falar sobre o apoio que receberam do Executivo Municipal.

      Foi através desta parceria que a adesão ao Pacto ocorreu, com a contrapartida de que entregariam 100 mil tampas para serem utilizadas nas ações da Prefeitura. 

As tampas como segunda chance

      No programa Segunda Chance – que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto –, as tampas assumem o papel de material para artesanato. Além de serem utilizadas pelos apenados do MOP nas oficinas de ressocialização, futuramente, também serão usadas nos trabalhos produzidos nas sessões de Laborterapia da Apac.

A expectativa é de ter reunido cerca de 3 toneladas do material. Fotos: Adriana Rabassa
“Estabelecemos essa parceria tanto para colaborar com o Viratampa Solidária, quanto para ajudar os projetos do Pacto que precisam de materiais”, comentou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Apac, Pablo Salomão.

      Parte das tampas plásticas – que podem ser de todos os tipos – será destinada ao projeto Tampart Arte Reciclável. Esta atividade é desenvolvida junto aos alunos da rede municipal de ensino, que ajudarão a confeccionar um painel, a fim de ser exposto no Mercado Central. 

Reciclagem e ajuda ao próximo

      O Viratampa Solidária conta hoje com 130 pontos de coleta espalhados pela cidade e 83 voluntários que se somaram à campanha. A voluntária Carolina Teixeira explica que a cada comercialização dos materiais – que ocorre trimestralmente –, o projeto colabora financeiramente com três instituições que estejam envolvidas com animais e que apoiem pessoas em tratamento contra o câncer. 

      Além disso, o grupo também escolhe um cuidador de animais abandonados para destinar parte das arrecadações. Desta forma, os valores são repartidos em quatro partes iguais e entregues a quem precisa. 

Instituições apoiadas

- ONG A4

- SOS Animais

- Apecan

Tags

pacto, viratampa, tampas plásticas

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%