A expectativa é de ter acumulado cerca de três toneladas de tampas plásticas. Cem mil serão destinadas aos projetos do Pacto
06-07-2018 | 08:20:23
O Viratampa Solidária realizará a primeira venda de tampas plásticas após adesão ao Pacto Pelotas pela Paz. Voluntários se reuniram, nesta quinta-feira (5), na garagem da Secretaria de Saúde (SMS), para organizar o transporte dos materiais e encaminhá-los para comercialização. A expectativa é de ter conseguido acumular, através de doações da comunidade, cerca de três toneladas de material.
Deste montante, 100 mil tampas serão destinadas ao Pacto, para o trabalho de apenados que integram o projeto Mão de Obra Prisional (MOP) e às oficinas do programa Segunda Chance. O Tampart Arte Reciclável também receberá uma parte, para uso com alunos da rede municipal de ensino.
A voluntária do projeto, Carla Soares, conta que a iniciativa enfrentou dificuldades em um determinado momento, quando precisaram mudar o local onde os materiais eram armazenados.
Diante do problema, o grupo de seis voluntários iniciou a busca por outro espaço e encontrou apoio na SMS , por meio da secretária Ana Costa e do presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Leandro Thurow, que ofereceu o pátio das garagens do órgão – localizadas na rua Marcílio Dias, entre a Praça Vinte de Setembro e rua Lobo da Costa – para que pudessem guardar as tampas doadas.
“Assim surgiu a ideia de utilizar um espaço ocioso da secretaria para depositar o material, possibilitando que o Viratampa pudesse sobreviver. Foi um momento em que o projeto quase terminou pela falta de espaço. Com o apoio da Prefeitura, conseguimos continuar com a campanha”, destacou Carla, ao falar sobre o apoio que receberam do Executivo Municipal.
Foi através desta parceria que a adesão ao Pacto ocorreu, com a contrapartida de que entregariam 100 mil tampas para serem utilizadas nas ações da Prefeitura.
No programa Segunda Chance – que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto –, as tampas assumem o papel de material para artesanato. Além de serem utilizadas pelos apenados do MOP nas oficinas de ressocialização, futuramente, também serão usadas nos trabalhos produzidos nas sessões de Laborterapia da Apac.
“Estabelecemos essa parceria tanto para colaborar com o Viratampa Solidária, quanto para ajudar os projetos do Pacto que precisam de materiais”, comentou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Apac, Pablo Salomão.
Parte das tampas plásticas – que podem ser de todos os tipos – será destinada ao projeto Tampart Arte Reciclável. Esta atividade é desenvolvida junto aos alunos da rede municipal de ensino, que ajudarão a confeccionar um painel, a fim de ser exposto no Mercado Central.
O Viratampa Solidária conta hoje com 130 pontos de coleta espalhados pela cidade e 83 voluntários que se somaram à campanha. A voluntária Carolina Teixeira explica que a cada comercialização dos materiais – que ocorre trimestralmente –, o projeto colabora financeiramente com três instituições que estejam envolvidas com animais e que apoiem pessoas em tratamento contra o câncer.
Além disso, o grupo também escolhe um cuidador de animais abandonados para destinar parte das arrecadações. Desta forma, os valores são repartidos em quatro partes iguais e entregues a quem precisa.
- ONG A4
- SOS Animais
- Apecan