Objetivo é que os profissionais se apropriem dos métodos em seus espaços de atuação
15-03-2019 | 15:01:36
Saúde, Educação e Assistência Social integraram-se, nesta sexta-feira (15), na Rodoviária, para detalhar duas metodologias socioemocionais do Pacto Pelotas pela Paz a visitadores e supervisores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) – iniciativa que visa a aproximação dos serviços de saúde à população, através de visitas domiciliares.
Município discute atuação dos programas PIM/Criança Feliz
Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação
Método trabalha a disciplina positiva para educar crianças
As propostas, objetivos e resultados alcançados por meio do ‘Conte Comigo’ e do ‘ACT - Criando Crianças Seguras’, depois de implantados com cerca de 300 famílias em 2018, foram introduzidos ao grupo de profissionais, a fim de que as utilizem em seus espaços de atuação.
O encontro desta sexta foi articulado em janeiro, quando o Município e o Estado reuniram-se para organizar o trabalho do PIM, após a adesão ao ‘Criança Feliz’ — projeto instituído pelo governo federal em 2016.
Metodologia em que pais e responsáveis são capacitados a educarem seus filhos sem qualquer forma de violência. O programa se utiliza de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças.
Através do compartilhamento de livros, o método melhora a concentração e comunicação, desenvolve habilidades de raciocínio e prepara as crianças à vida escolar. Além disso, oportuniza a interação entre pais e filhos, o que intensifica o fortalecimento de vínculos e contribui para uma relação de diálogo.
Atualmente, mais de 1.200 famílias são acompanhadas por cerca de 80 visitadores do PIM. As visitas domiciliares periódicas favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto familiar. O objetivo é fortalecer as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.