ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Vivências dos jovens no Getúlio Vargas pautam aula do Start

Nesta semana, liderança e trabalho em equipe foram abordados, além do desafio de participar de uma seleção de emprego

24-10-2018 | 19:36:20

      A oportunidade de ajudar a família é o que move muitos dos participantes da segunda turma do Projeto Start, que chegou à metade das aulas nesta semana. Os jovens dos núcleos Laranjal, Getúlio Vargas e Navegantes podem aprender mais sobre empreendedorismo, liderança, trabalho em equipe e postura no quarto módulo da iniciativa que integra o eixo de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, além de compartilhar um pouco de suas visões de mundo.

      Na tarde desta quarta-feira (24), a aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Meneghetti começou com um desafio: os adolescentes foram convidados a se apresentar, como se estivessem participando de uma seleção de emprego, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos nas semanas anteriores. Os meninos são sempre a maioria entre os corajosos a ir à frente falar sobre suas expectativas para uma possível vaga e as experiências de quem vive no Getúlio Vargas.

Fotos: Gustavo Mansur

      Entre Joãos, Mateus, Gustavos, Douglas e Guilhermes, o percurso apresenta similaridades. A mãe como chefe da família, a falta de uma figura paterna, o trabalho braçal e informal para complementar a renda, e o grande desejo de um futuro melhor, com mais condições de auxiliar nas contas de casa e prover conforto para os familiares. Há ainda a dificuldade de encontrar as próprias qualidades, mas o progresso ao falar em público já é visível, e todos receberam seus feedbacks – tanto quanto aos acertos quanto ao que pode ser melhorado – do coordenador do Banco de Oportunidades e professor no Start, Pablo Salomão.

      Os exemplos trazidos neste quarto módulo, em especial sobre o tema liderança, também conversaram com a realidade dos jovens e a busca por mudanças de perspectiva. Os caminhos do ex-presidente norte-americano Barack Obama e do ativista Martin Luther King para sair de situações de vulnerabilidade e fazer a diferença em suas comunidades estiveram inclusos, como forma de incentivar os estudantes a refletir sobre o projeto final do Start a ser apresentado no fim de novembro, em que precisam propor algum tipo de intervenção no local em que vivem.

Tags

projeto start, pacto pelotas pela paz, trabalho, emprego, banco de oportunidades

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%