Monumento de metal passa por recuperação e volta a fazer parte dos atrativos da praia
Por Tânia Magalhães 29-12-2024 | 07:53:49
No final da tarde de sábado (28), a prefeita Paula Mascarenhas reinaugurou o chafariz Velas ao Vento, no Laranjal. O monumento de metal, projetado pelo arquiteto Fernando Sparemberg, comprometido pela ação do tempo, passou por processo de recuperação e já está reinserido ao paisagismo da praia, graças à adesão da empresa Biscoitos Zezé ao projeto Adote uma Área Verde, liderado pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Município, e ao apoio das empresas BR Metalúrgica e Alltec Internet Fibra Ótica e participação do Sanep.
“Este é um momento de muito simbolismo. As empresas que viabilizaram essa reinauguração do Velas ao Vento são grandes parceiras, reunindo pessoas que apostam em Pelotas. O projeto Adote uma Área Verde é muito importante, é capaz de dotar a cidade de espaços de qualidade e, no caso do chafariz, muitas mãos se uniram”, observou a prefeita.
O diretor executivo da Qualidade Ambiental, Gabriel Manske, representando o secretário Eduardo Schaefer, lembrou que o projeto de adoção de área verde existia desde a década de 90, mas não saía do papel. “Desburocratizamos o processo e o tornamos mais acessível aos colaboradores, atraindo empresas para a responsabilidade com o social”, informou, destacando os bons resultados.
Participaram da reinauguração do chafariz Velas ao Vento o representante da empresa Biscoitos Zezé, Sílvio Balverdu, o proprietário da BR Metalúrgica, Benjamin Ramalho, o vereador Paulo Coitinho, o diretor-presidente da Eterpel, Cláudio Montanelli, o representante da Alltec, Michel Britto, representantes do Sanep e admiradores da escultura.
A prefeita Paula acionou botão, ligando os jatos de água do chafariz que, pouco depois, acendeu suas luzes valorizando a paisagem.