ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeita entrega homenagens a alunos da rede que foram destaque na Obmep

Os professores também receberam menção honrosa pela participação na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Por João Victor Rodrigues 12-11-2024 | 18:12:03

A prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega das menções honrosas aos alunos e professores da rede municipal que se destacaram na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O evento, realizado na manhã desta terça-feira (12), no Paço Municipal, reconheceu o esforço e a dedicação dos participantes, que obtiveram excelentes resultados na competição.

A gestora parabenizou as escolas pelo trabalho realizado, destacando a importância do envolvimento de professores e alunos no processo de aprendizagem. “Esta homenagem é a prova de que o empenho das escolas e dos professores tem gerado grandes resultados. Não poderíamos sentir esse orgulho pelos nossos jovens da rede municipal se não fosse o excelente trabalho dos professores, que são verdadeiras referências para os alunos. O conhecimento só se dá por meio dessa relação entre mestres e estudantes. Tenho muito orgulho da nossa rede municipal e de tudo que ela vem produzindo”, afirmou Paula.

A prefeita Paula Mascarenhas, ao lado do vice Idemar Barz e do secretário de Educação Marcelo Aldado, fala a professores e estudantes que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, na manhã desta terça-feira (12) na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal (Foto: Michel Corvello) 

Professores homenageados também assinalaram a importância da Olimpíada para o desenvolvimento dos alunos. Para Dilson Ribeiro, professor do Colégio Pelotense, a Obmep vai além de uma competição, é um processo essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico, exercício fundamental em diversas áreas da vida. “Participar dessa olimpíada é um passo importante no caminho do conhecimento. O reconhecimento é apenas a consequência do esforço”, disse. Sua colega Jussara Zanol, também do Colégio Pelotense, expressou satisfação ao ver a performance dos alunos no evento. “Fico muito feliz em ver nossos alunos envolvidos com a Matemática de uma forma tão profunda. Eles não só se dedicam às provas, mas também aprendem a pensar criticamente e a buscar novas soluções para problemas”, afirmou.

A estudante do 9º ano da Escola Municipal João da Silva Silveira, Mayara Sias Pereira, 14 anos, compartilhou sua experiência na Obmep. “Sempre gostei de matemática e, à medida que fui participando da Obmep, comecei a me aprofundar ainda mais. Receber uma menção honrosa é muito importante para mim”, disse ela, que reconheceu também a influência positiva de seus professores em seu desenvolvimento.

A cerimônia também homenageou a professora Ana Paula Tavares dos Santos, coordenadora de Matemática do Colégio Pelotense, pelo seu trabalho e pela atuação da escola na Obmep, competição nacional, que tem como objetivo promover o raciocínio lógico e matemático entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As provas da 19ª edição foram realizadas em duas fases: a 1ª, no dia 4 de junho, com uma prova objetiva, e a 2ª, em 19 de outubro, com uma prova discursiva.

Kahn Academy

A boa performance dos alunos da rede municipal na Obmep não é por acaso. Desde 2014 a Prefeitura utiliza a plataforma Khan Academy em 43 unidades de ensino, abrangendo 293 turmas e beneficiando um total de 5.633 alunos, além de contar com 219 professores cadastrados para realização de atividades relacionadas ao reforço escolar nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências. A implantação do uso da plataforma digital educacional gratuita busca promover o processo de inserção das novas tecnologias no trabalho pedagógico das escolas, com o intuito de proporcionar interação dos recursos tecnológicos com o processo de formação de alunos, com foco na Educação 5.0. 

Alunos e professores condecorados

Colégio Municipal Pelotense

Alunos: Alice Madruga Pestana, Isadora Ulguim Vieira, Lavínia Silva de Matos

Professores: Jussara Maria Zanol, Dilson Ribeiro, Fabiane Valente Harter

Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira

Alunos: Mayara Sias Pereira, Luís Henrique Zaffalon Scheunemann

Professores: Luiz Carlos Lemos Júnior, Luciano Schiavon Stone

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha

Alunos: Ariel Ximenes Alves, Davi Pigorete Vergara Nunes, Thiago Kneib Zschornack

Professores: Aline Dummer, Darleia Wulff Storch

Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac

Alunos: Helena da Silva Cardoso Barcelos, Pedro Henrique Schwanz Kruger, Gabriel Leal Oliveira

Professores: Ana Paula Peil Ludwig, Márcia Torchelsen Casarin

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Educação e Desporto (Smed), Marcelo Aldado, a assessora especial do Pelotas: Cidade das Crianças, Carmem Vera Roig e a coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause.

Tags

Matemática, Raciocínio lógico, Olimpíada, Homenagem, Rede municipal, Alunos e professores

Carregando 0%
Carregando 0%