No primeiro mês, administração demonstra compromisso com a melhoria da qualidade de vida em Pelotas por meio de ações em diversas áreas, como zeladoria, saúde, educação, infraestrutura e cultura
Por Secom 31-01-2025 | 19:08:04
A qualidade de vida e a reconstrução com participação popular deram o tom dos primeiros 30 dias do governo do prefeito Fernando Marroni. Logo após a posse, no dia 1º de janeiro, a Prefeitura deu início a um processo de mutirões de limpeza, drenagem e recolhimento de lixo e entulhos, com mais de 800 funcionários e diversos equipamentos, como retroescavadeiras, caçambas e caminhões. A ação, que começou no Balneário dos Prazeres, se expandiu para outros locais da cidade, como a Vila Governaço (Fragata) e a Colônia de Pescadores Z3. Foram realizadas limpezas, roçados, pinturas de meio-fio e o recolhimento de toneladas de entulhos. Este esforço visa garantir uma cidade mais limpa e bem cuidada, o que tem sido um dos principais compromissos do prefeito desde o início de sua gestão.
Além disso, a Prefeitura intensificou o combate à dengue com o lançamento da campanha “Deu pra ti - Aqui a dengue não vai se criar”. Em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, foram realizados mutirões de limpeza e conscientização nos bairros mais afetados, como Fragata e Simões Lopes, com o objetivo de evitar a proliferação do Aedes aegypti e prevenir um surto de dengue, zika e a chikungunya, como o ocorrido em 2024.
Na área da saúde, Pelotas recebeu a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou de reuniões com autoridades locais e visitou a obra do novo Pronto Socorro. A ministra ressaltou a importância da parceria entre os governos federal e municipal no enfrentamento de questões de saúde pública, envolvendo o enfrentamento à dengue com o método Wolbachia, a Rede Alyne, programa que busca reduzir mortalidade materna, e o Programa Mais Acesso à Especialistas para a região Sul. Além disso, a Prefeitura contratou dez novos médicos para a Atenção Primária e quatro psiquiatras para os Caps, visando garantir atendimento adequado à população.
A infraestrutura também recebeu atenção especial com a realização de obras de tapa-buracos em importantes avenidas da cidade, como a Adolfo Fetter e João Jacob Bainy. Esses serviços visam melhorar a trafegabilidade e a segurança nas vias urbanas. O Sanep também intensificou a limpeza de canais e galerias pluviais, além de atuar com caminhões hidrojato para desobstruir tubulações e garantir o correto escoamento das águas pluviais.
Na educação, a Prefeitura garantiu que nenhuma criança ficará sem matrícula. Nomeou 16 novos profissionais para a rede municipal, entre eles cuidadores, auxiliares da educação infantil e professores, para suprir a demanda no início do ano letivo. Além disso, o município criou um sistema de agendamento online para matrícula, facilitando o processo e evitando filas nas unidades de ensino. A requalificação de escolas interditadas também segue em andamento, com previsão de entrega de algumas unidades ainda no primeiro trimestre.
Finanças: a Prefeitura criou o Comitê de Gestão Orçamentária e Financeira, que estabelece medidas para o controle de gastos, que resultará na recuperação fiscal do município. Hoje o déficit é de R$ 191 milhões. A iniciativa pode ser crucial para o planejamento e execução de políticas públicas sustentáveis no município.
Na Cultura, a Prefeitura foi parceira de primeira hora do 13º Festival Internacional Sesc de Música, que trouxe uma vasta programação artística para a cidade, com 63 atrações musicais gratuitas e abertas ao público. Também valorizou o sincretismo religioso nas festas de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, e, ao longo do mês, mobilizou diversas secretarias e serviços para a realização do evento. O compromisso de realizar o Carnaval está garantido, com diálogo permanente com a com as entidades. Em visita técnica ao Theatro Sete de Abril, foram expostos os desafios que aguardam a administração para reabrir o local - fechado desde 2010. Apesar de estar em obras de restauro desde 2013, ainda são necessários recursos estimados em R$ 5 milhões para intervenções emergenciais, algumas já em processo licitatório.
Além disso, em relação à habitação, foi enviado à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que visa a isenção de tributos, como ITBI e IPTU, para empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, beneficiando famílias de baixa renda.
A produção primária, igualmente, mereceu atenção nesses primeiros 30 dias de governo. A Prefeitura aderiu ao Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), que permite a comercialização da produção de origem animal do município nas 23 cidades que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
A Prefeitura também esteve atenta às demandas que envolvem o sistema de proteção da cidade contra as crises climáticas. Projetos neste sentido foram cadastrados para obtenção dos recursos do Plano Rio Grande, e estão aguardando a liberação de recursos por parte do governo estadual para execução.
Essas ações marcam o começo da atual gestão, que busca melhorar a infraestrutura da cidade, garantir serviços essenciais à população e fomentar a cultura local, sem perder de vista a qualificação de serviços básicos nas áreas de saúde, educação e bem-estar social.